- PUBLICIDADE -
- PUBLICIDADE -
24.6 C
Distrito Federal
- PUBLICIDADE -

Alunos do RenovaDF recuperam equipamentos públicos em Samambaia

A quadra esportiva da QR 305 de Samambaia está prestes a ficar novinha. Isso porque os alunos do programa RenovaDF estão na região para transformar espaços públicos por meio da manutenção de mobiliários urbanos. Enquanto se qualificam profissionalmente, os alunos contribuem diretamente para a reforma de quadras, parques e outros pontos comunitários. Até o momento, o programa já percorreu 27 regiões do Distrito Federal, recuperando mais de 2,3 mil equipamentos públicos.

A quadra esportiva da QR 305 de Samambaia está sendo reformada pelos alunos do programa RenovaDF | Fotos: Matheus H. Souza/Agência Brasília

Morador de Samambaia, o dentista Élcio Vieira, de 42 anos, acompanhou de perto os trabalhos dos alunos na quadra que fica em frente à sua casa. “Antes, estava bem destruída, com as ferragens soltas, o que era perigoso. Mesmo nessa situação, as crianças continuavam brincando, mas havia relatos de gente que se machucava. Agora, está ficando muito bonito; e, no futuro, espero que seja bem-cuidado pela comunidade”, afirmou. Para ele, a ação gerou grande expectativa nos moradores: “Tomara que arrumem outras quadras da região”.

O RenovaDF é um programa de capacitação profissional da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda (Sedet-DF) com duração de três meses. A formação oferece 240 horas de qualificação na área de construção civil, com aulas teóricas e práticas. Enquanto recuperam espaços públicos da cidade, os alunos aprendem noções básicas de carpintaria, jardinagem, elétrica, hidráulica, serralheria e alvenaria. Eles também recebem um salário mínimo como bolsa, auxílio-transporte e seguro contra acidentes.

“Essa é uma iniciativa transformadora que alia aprendizado prático com revitalização dos espaços públicos. Enquanto os alunos se qualificam em diversas áreas da construção civil, como alvenaria, hidráulica e elétrica, eles também contribuem diretamente para a melhoria da infraestrutura da nossa cidade. Esse modelo de ensino fortalece a empregabilidade, amplia oportunidades e gera impacto social positivo, preparando profissionais capacitados para o mercado de trabalho”, completou o secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda, Thales Mendes.

A aprendiz Mariana Alice Cardoso elogia a qualificação: Está sendo uma experiência nova e algo que podemos levar para a vida

Oportunidade de aprendizado

Entre os alunos do programa, muitos enxergam no RenovaDF a chance de aprendizado e crescimento profissional. Mirellen Fantiny, 18, decidiu se inscrever após incentivo da mãe, que já havia participado. “Ela falou que a experiência foi boa, que aprendeu a pintar e a mexer com várias coisas. Eu estou aprendendo muito e trabalhando em equipe, todo mundo se ajuda. Está sendo um bom trabalho coletivo”, relatou.

Para Mariana Alice Cardoso, 19, a experiência também é positiva: “Quando terminei o ensino médio, minha avó perguntou se eu não queria me inscrever, e acabou dando certo. O mais legal é sair da rotina. Antes, eu acordava e tinha as mesmas tarefas em casa. Agora, com esse trabalho, está sendo diferente, porque todo dia aprendemos algo novo. Das atividades que já vimos, o que mais gosto é a pintura. Está sendo uma experiência nova e algo que podemos levar para a vida”.

Fonte: Agência Brasília

- PUBLICIDADE -

Continue Lendo

Comentários

- PUBLICIDADE -

Últimas Notícias

- PUBLICIDADE -