A Fundação Hemocentro de Brasília (FHB) anunciou uma medida emergencial para atender à alta demanda de sangue durante o fim de ano. Desta quinta-feira (12) ao dia 21, doadores com tipo sanguíneo O negativo terão atendimento prioritário. A medida busca reforçar os estoques, especialmente do tipo O negativo, considerado universal para transfusões de emergência.
“Dezembro é marcado por uma queda expressiva no fluxo de doações e, ao mesmo tempo, um aumento de transfusões de urgência, especialmente em decorrência de acidentes”
Kelly Barbi, gerente de Captação de Doadores
“A senha preferencial é uma estratégia que utilizamos quando os estoques de determinada tipagem atingem níveis críticos, como é o caso agora do O negativo”, afirma a gerente de Captação de Doadores do Hemocentro, Kelly Barbi.
“Precisamos restabelecê-lo aos níveis considerados seguros neste fim de ano e, assim, manter o atendimento integral à toda rede pública de saúde, uma vez que dezembro é marcado por uma queda expressiva no fluxo de doações e, ao mesmo tempo, um aumento de transfusões de urgência, especialmente em decorrência de acidentes”, conclui a gestora.
O Hemocentro de Brasília é responsável por abastecer toda a rede de saúde pública do Distrito Federal, além de instituições conveniadas, como o Hospital da Criança, o Instituto de Cardiologia do DF e o Hospital das Forças Armadas.
A senha preferencial para doadores O negativo será concedida mediante comprovação do grupo sanguíneo, pelo cadastro no Hemocentro ou por meio de um exame de tipagem sanguínea. A medida busca otimizar o atendimento e priorizar as necessidades emergenciais, garantindo que o Hemocentro possa atender à alta demanda desses pacientes.
Doe sangue
Para doar sangue, é preciso ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 51 kg e estar saudável. Pessoas que passaram por cirurgia, exame endoscópico ou que adoeceram recentemente precisam consultar o site do Hemocentro antes.
Quem teve gripe deve aguardar 15 dias após o desaparecimento dos sintomas para poder doar sangue.
Quem teve covid-19, por sua vez, precisa dez dias após o fim dos sintomas, desde que sem sequelas. Se assintomático, o prazo é contado da data de coleta do exame.
Já pacientes diagnosticados com dengue clássica devem aguardar 30 dias para se candidatar à doação de sangue. Para dengue hemorrágica, o prazo é de seis meses.
*Com informações da Fundação Hemocentro de Brasília
Fonte: Agência Brasília