A Companhia do Metropolitano do Distrito Federal (Metrô-DF) começou a ganhar nova sinalização sobre o carro exclusivo para mulheres e pessoas com deficiência nas 27 estações. Até sexta-feira (25/9), 16 já estavam com os novos adesivos nas paredes das plataformas. As barreiras que delimitam o espaço nas plataformas também estão sendo envelopadas.
A nova sinalização faz parte de uma campanha educativa de reforço aos usuários sobre o uso correto do carro exclusivo. Além disso, todos os bilhetes vendidos nas bilheterias (QRCodes) – cerca de 30 mil, diariamente – agora são impressos contendo as regras de uso do do carro exclusivo.
Também foi intensificada a divulgação por meio de mensagens de audição pública nas 27 estações e de mensagens emitidas nos trens em circulação durante o horário operacional. Outra estratégia adotada é a exibição de vídeos institucionais nas TVs presentes nas estações e na divulgação da carta de serviços publicada no site do Metrô.
“A intenção da companhia é disseminar a informação por todos os canais possíveis para evitar o uso indevido do carro exclusivo. Muitas vezes também recebemos denúncias de mau uso porque há pessoas que ainda desconhecem que o carro exclusivo pode ser usado também por homens com deficiência, ainda que não seja uma deficiência aparente, como a surdez. Autistas também pode usar”, esclarece Renato Avelar, superintendente de Operação e Manutenção do Metrô-DF.
Regras para o uso
Desde 2012, uma lei distrital estabelece que o primeiro carro (vagão) de todos os trens são exclusivos para mulheres em horários de pico. Posteriormente, o benefício foi estendido para pessoas com deficiência. Por decisão do próprio Metrô-DF, a medida não se restringe mais ao horário de pico e vale para todo o período de funcionamento do sistema.
Em resumo, atualmente, a regra válida é: os primeiros carros de todos os trens são de exclusivo de mulheres e pessoas com deficiência e seus acompanhantes (quando houver), durante todo o horário de funcionamento do Metrô.
Na última pesquisa de satisfação realizada pelo Metrô e divulgada neste ano, 63,09% dos usuários entrevistados avaliaram de forma positiva a fiscalização do carro exclusivo, 25,98% como regular e 4,17% avalia como ruim e/ou péssimo.
Em caso de flagrante desrespeito à regra, quem está no trem pode entrar em contato com a Ouvidoria pelo número de WhatsApp (61) 99265-1178 – que também pode ser acessado diretamente pelo aplicativo Metrô DF -, informar o número do trem e o trajeto. Uma equipe de segurança será avisada para fazer a abordagem e retirar a pessoa do trem.
“É necessário que a população colabore com o bom uso do sistema. Os registros são importantes para definir as melhores estratégias de enfrentamento às ocorrências no sistema e também para garantir o direito das mulheres e pessoas com deficiência assegurado por lei”, complementa Renato Avelar, superintendente de Operação e Manutenção.
*Com informações da Companhia do Metropolitano do Distrito Federal (Metrô-DF)
Fonte: Agência Brasília