O Painel Ouvidoria do DF vem se consolidando como a principal fonte de informações para cidadãos quando o assunto são os dados disponibilizados pelas ouvidorias e seccionais do Governo do Distrito Federal (GDF) que fazem parte do Sistema de Gestão de Ouvidorias (Sigo) e trabalham em rede com o sistema informatizado OUV-DF.
Elaborado pelos servidores da Controladoria-Geral do Distrito Federal (CGDF), o painel é o primeiro desse modelo a ser implementado entre os estados brasileiros. Possui alta resolutividade, ampla gama de filtros e possibilidade de extração dos dados.
Para acessar, baixar e armazenar os dados, não é preciso fazer login ou se identificar de qualquer forma
Ativo desde novembro de 2020, o Painel Ouvidoria é fonte segura para qualquer pessoa obter de forma rápida, fácil e instantânea os dados sobre as manifestações recebidas com relação a temas importantes e de interesse geral, como a vacinação contra covid-19 e a fiscalização relacionada aos protocolos de saúde e segurança preventivos contra o coronavírus.
Com apenas um clique, já na página inicial, é possível saber o número de manifestações registradas ao longo deste ano e os assuntos mais demandados pelo cidadão. Todos esses dados são obtidos em tempo real.
As informações disponibilizadas são interativas, sendo o painel autoexplicativo, com resumo de cada um dos itens logo abaixo da coluna vertical que fica acima da página. Não é preciso fazer login ou se identificar de qualquer forma para ter acesso aos dados, que podem ser extraídos/baixados e armazenados.
Todos os gráficos e documentos possuem um ícone do lado direito que possibilita fazer a extração. O painel também foca na acessibilidade, permitindo a mudança de tonalidade de cor para facilitar a visualização das pessoas com algum tipo de deficiência visual.
Como pesquisar informações
Na página inicial, há uma coluna vertical à esquerda da tela e uma horizontal acima da tela. No centro, é possível visualizar um mapa do Distrito Federal dividido por regiões administrativas – basta clicar para saber a quantidade de demandas por região. Logo abaixo, a categoria “Assuntos mais solicitados” apresenta mais opções de acesso a informações.
Abaixo do mapa do DF, há outros gráficos que mostram a classificação das demandas, os indicadores de ouvidoria –satisfação com o atendimento, com a resposta e com o sistema informatizado – e a resolutividade, indicador de gestão que mede a percepção do cidadão sobre as providências adotadas pelas pastas envolvidas na demanda. Há ainda gráficos informando as formas de entrada das manifestações e a quantidade de demandas por região administrativa.
Caso haja necessidade de fazer algum registro, o site pode direcionar o usuário ao Sistema OUV-DF.
* Com informações da Controladoria-Geral do DF
Fonte: Agência Brasília