Nesta quarta-feira (27), é celebrado o Dia do Engenheiro e do Técnico de Segurança do Trabalho, uma data dedicada a homenagear os profissionais responsáveis por assegurar que medidas de proteção sejam aplicadas nos ambientes laborais, evitando acidentes e promovendo a saúde ocupacional. No Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (IgesDF), essa missão é conduzida por uma equipe composta por 17 técnicos e quatro engenheiros de segurança do trabalho.
“Neste dia, destacamos e valorizamos o compromisso e a excelência desses profissionais, que se dedicam incansavelmente a transformar os ambientes laborais em espaços seguros e saudáveis”, afirma o gerente de Saúde e Segurança no Trabalho (GESST), Lúcio Flávio de Marins.
Ele reforça que a atuação desses especialistas é indispensável para proteger vidas e garantir condições dignas de trabalho, refletindo no atendimento de qualidade que o instituto oferece à população. “Sua atuação não beneficia apenas os colaboradores, mas toda a sociedade”, complementa.
“Os profissionais de Saúde e Segurança do Trabalho precisam estar sempre atualizados para acompanhar as exigências legais e atender aos desafios da área”
Lúcio Flávio de Marins, gerente de Saúde e Segurança no Trabalho
O engenheiro de segurança do trabalho antecipa, identifica e avalia riscos ocupacionais, planejando e executando medidas estratégicas para promover um ambiente seguro. “É preciso evidenciar o trabalho de parceria com a equipe de segurança ocupacional, onde o engajamento dos técnicos é peça fundamental”, destaca Marins. “A atuação do Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT) é essencial para a cultura de prevenção no Instituto”.
Já os técnicos de segurança do trabalho realizam ações diárias de prevenção e treinamentos para melhorar as condições de trabalho. “Campanhas educativas e capacitações continuadas são ações que desenvolvemos para garantir a qualidade de vida de todos os colaboradores do Instituto”, explica o chefe do Núcleo de Segurança do Trabalho, Carlos Roberto Sodré Coelho.
A constante atualização é fundamental, principalmente diante das mudanças nas normas regulamentadoras. “O aprendizado é constante. Os profissionais de Saúde e Segurança do Trabalho precisam estar sempre atualizados para acompanhar as exigências legais e atender aos desafios da área”, conclui Marins.
*Com informações do Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (IgesDF)
Fonte: Agência Brasília