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Projeto Quarta do Cidadão realiza 553 atendimentos em sua 5ª edição

A Defensoria Pública do Distrito Federal (DPDF) realizou 553 atendimentos na quinta edição do projeto Quarta do Cidadão. A ação ocorreu na quarta-feira (19), das 9h às 16h, na plataforma superior da Rodoviária do Plano Piloto.

A iniciativa ocorre sempre na terceira quarta-feira do mês e tem o intuito de assegurar o acesso à Justiça e auxiliar no reconhecimento de direitos fundamentais, ofertando serviços a homens em situação de vulnerabilidade. O foco é prestar assistência especialmente aos desempregados, com dívidas em execução de alimentos, ações de cobrança em geral ou que queiram realizar exames de DNA para reconhecimento de paternidade voluntária.

A cada edição, novas parcerias são firmadas para ampliar a oferta de serviços ao público masculino, integrando diferentes áreas de atendimento, tornando a Quarta do Cidadão um projeto modelo de inclusão e assistência social. O intuito é oferecer não apenas soluções imediatas, mas também ferramentas para que esses homens possam reconstruir suas vidas com dignidade e autonomia. Para o defensor público-geral, Celestino Chupel, ações como a Quarta do Cidadão são fundamentais para a garantia de direitos básicos da população em situação de vulnerabilidade. “É um evento destinado também à garantia de bem-estar e cidadania aos cidadãos, que, muitas vezes, não conseguem acesso ao sistema de Justiça de outra forma”, explicou.

A cada edição, novas parcerias são firmadas para ampliar a oferta de serviços ao público masculino, integrando diferentes áreas de atendimento, tornando a Quarta do Cidadão um projeto modelo de inclusão e assistência social | Foto: Lúcio Bernardo Jr./Agência Brasília

O chefe da Assessoria Especial da DPDF e coordenador da ação, Celso Murilo de Britto, defende que a Quarta do Cidadão é importante não só para os homens que recebem o atendimento, mas também para suas famílias. “É uma iniciativa que tem o potencial de transformar a vida de uma pessoa. Aqui, a população encontra serviços relacionados a emprego e ao mercado de trabalho, bem como sessões de mediação e a possibilidade de realização de exame de DNA de forma gratuita, entre outros”, apontou.

A Defensora Pública e chefe do Núcleo de Assistência Jurídica dos Juizados Criminais, Cíveis e de Violência Doméstica de Brasília, Patrícia Albuquerque Tavares, vê na iniciativa uma oportunidade também de acolher homens que passam por situações de vulnerabilidade social. “Ao ter acesso aos serviços oferecidos, eles têm a chance de reconstruir suas vidas e de tentar mudar o cenário em que se encontram. Além do atendimento jurídico, oferecemos também o apoio psicossocial durante o evento, o que pode ter impactos significativos na jornada dos assistidos”, finalizou.

O peruano Juan Portal, de 55 anos, esteve na primeira edição de 2025 da Quarta do Cidadão em busca de apoio para regularizar sua documentação. Morador do Paranoá e ambulante, ele conta que há anos enfrentava dificuldades por não ter os documentos necessários para acessar serviços básicos, como saúde e assistência social.

“Trabalho todos os dias para me sustentar, mas sem documentos, tudo fica mais difícil. Não conseguia abrir conta em banco, nem ter acesso a benefícios que poderiam me ajudar. Após o atendimento hoje, finalmente resolvi a minha situação e tenho mais segurança para seguir em frente”, comemorou.

Serviços oferecidos

A primeira edição de 2025 da Quarta do Cidadão ofereceu sessões extrajudiciais de mediação e conciliação para a efetivação do direito de filiação, paternidade e maternidade além de testes de DNA realizados pela DPDF. A iniciativa ofereceu também serviços do Sesc como consultas de enfermagem, testes rápidos além de consultas e exames oftalmológicos. os serviços serão prestados na Van Saúde do Homem. Serviços de odontologia foram ofertados pelo Grão-Mestre Adjunto do Grande Oriente do DF. A ação levou ainda serviços com a carreta do Na Hora da Secretaria de Justiça e Cidadania do DF (Sejus-DF).

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda do DF (Sedet-DF) ofertou os serviços da Agência do Trabalhador Itinerante, com vagas de emprego, cesta do trabalhador, atendimento ao empregador, Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) Digital, orientações para os cursos ofertados pela Sedet-DF, Programa PROSPERA (Microcrédito), seguro-desemprego e orientação profissional. A Superintendência Regional do Trabalho e Emprego no DF (SRTE-DF) disponibilizou serviços relativos à orientação ao trabalhador com apoio aos desempregados além do fornecimento de CTPS à comunidade interessada e a criação e acesso ao Gov.br.

A Quarta do Cidadão contou ainda com a parceria da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes-DF), por meio do Centro de Referência de Assistência Social (Cras), oferta serviços sociais. A Polícia Civil do DF (PCDF) realizou a emissão da Carteira de Identidade Nacional (CIN). A ação ofereceu serviços do Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) como conscientização educação no trânsito, regularização de documentação, dentre outros. O evento contou ainda com a parceria do Instituto Diabetes Brasil que disponibilizou orientação sobre diabetes e realização de teste de glicemia. A ação contou ainda com a parceria da Caixa Econômica Federal (CEF) que disponibilizou serviços ofertados pelo banco, distribuição de água potável pela Companhia de Saneamento Ambiental do DF (Caesb), corte de cabelo e barba além de vigilância da Policia Militar do DF (PMDF).

*Com informações da Defensoria Pública do Distrito Federal (DPDF)

Fonte: Agência Brasília

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