O projeto itinerante Saúde Mais Perto do Cidadão – Minha Saúde registrou mais de 28 mil procedimentos durante a mais recente edição, que ocorreu no Paranoá entre os dias 27 e 30 de novembro, no estacionamento da administração regional. A área de 4 mil m² foi ocupada por diversas tendas com serviços em saúde sendo oferecidos gratuitamente à população – que fez parte dos mais de 148 mil atendimentos realizados pela iniciativa do Governo do Distrito Federal (GDF) desde a criação do programa, em agosto deste ano.
No Paranoá, foram oferecidos atendimentos em consultas ambulatoriais e nas especialidades de cardiologia, oftalmologia e nutrição. Além disso, a população teve acesso a exames de sangue, oftalmológicos, eletrocardiograma, ultrassonografia e mamografia.
Durante a edição, a maior procura foram os atendimentos laboratoriais, que totalizaram mais de 9 mil assistências. Houve também cerca de 6 mil consultas em clínica médica e a área oftalmológica também foi bastante demandada pelos moradores, com mais de 6 mil serviços oferecidos. Entre eles, os exames de ceratoscopia monocular e acuidade visual monocular, que registraram 1.582 atendimentos cada um.
O Saúde Mais Perto do Cidadão – Minha Saúde conta com recursos oriundos de emendas parlamentares do deputado federal Gilvan Maximo e já passou pelas regiões administrativas de São Sebastião, Ceilândia, Sol Nascente/Pôr do Sol, Samambaia, Riacho Fundo II, Recanto das Emas, Paranoá, Santa Maria e Gama. Ainda estão previstas edições em Brazlândia, Planaltina, Arapoanga, Sobradinho II e no Itapoã.
Ação antecipada
Mesmo com a estrutura do Saúde Mais Perto do Cidadão chegando a Ceilândia a partir de 11 de dezembro, as equipes estarão na administração regional da cidade na segunda-feira (9), oferecendo exames laboratoriais gratuitos de diversas especialidades. É necessário levar documento de identificação para realizar o atendimento.
No local, será possível fazer hemograma completo, coagulograma, de glicose, hemoglobina glicosilada (A1C), TGO/AST e TGP/ALT. Além disso, estarão disponíveis exames de cretinina, uréia, colesterol total e frações, triglicerídeos, urina tipo 1, PSA qualitativo e beta-HCG qualitativo. O resultado sai em até 24 horas, possibilitando ao paciente levar o laudo para o médico na quarta-feira (11).
Fonte: Agência Brasília