Gerida pela Secretaria da Mulher, em parceria com o Instituto de Desenvolvimento Social OMNI, a 3ª edição do Reconstruindo Sorrisos chega ao fim nesta sexta (7), no estacionamento em frente à Administração Regional do Arapoanga. O projeto atendeu, entre novembro e fevereiro, moradoras de Sobradinho, Planaltina e Arapoanga.
Das três regiões administrativas, o programa percorreu 12 bairros, inclusive de áreas rurais. As ações realizadas visaram a capacitação profissional e recuperação gratuita do sorriso de mais de 600 mulheres de baixa renda. A maioria delas perderam os dentes em decorrência da violência doméstica.
Todas as mulheres tiveram acesso a até seis tratamentos odontológicos, além de ter acesso a cursos nas áreas de gastronomia, beleza, estética e outras | Fotos: Vinícius de Melo/SMDF
A vice-governadora do Distrito Federal, Celina Leão, falou sobre a importância deste programa que transformou a vida de centenas de mulheres no DF. “Muitas chegaram aqui sem esperança e com a vida destruída por terem sido vítimas de violência doméstica. Esse trabalho transforma histórias, por meio de um sorriso restaurado e da capacitação profissional dessas mulheres. Além de elas receberem atendimento psicológico para superar tantos traumas e voltarem a sorrir”, relatou.
Todas as mulheres tiveram acesso a até seis tratamentos odontológicos, incluindo tartarectomia, profilaxia, polimento coronário, restauração em resina, reconstrução dental com pino de fibra e cirurgias e moldagem para confecção de prótese dentária. Além da reconstrução física, o projeto teve como propósito reconstruir histórias e devolver para essas mulheres os sorrisos perdidos. Visando a autonomia socioeconômica e o desenvolvimento de novas habilidades profissionais, cursos nas áreas de gastronomia ー pães e biscoitos, confeitaria e doces, pizzaiolo e salgados, marmitaria ー, beleza, maquiagem, estética e cursos de vendas também foram oferecidos às participantes.
![](https://portaldopoder.com.br/wp-content/uploads/2025/02/Terceira-edicao-do-Projeto-Reconstruindo-Sorrisos-atende-600-pacientes.jpeg)
Ariele Ferreira: “Nós mulheres temos que nos unir e cuidarmos umas das outras, juntas somos mais fortes”
Giselle Ferreira, secretária da Mulher, afirmou que a finalidade do projeto é restaurar a dignidade perdida por meio de tratamentos estéticos reparadores. “A carreta vai até a mulher, que muitas vezes mora longe do centro e não teria como fazer o tratamento. Elas têm acesso ao atendimento odontológico gratuito. Muitas não conseguiam mais sorrir diante de tanto sofrimento. Ver a alegria delas com o novo sorriso não tem preço”, disse.
O projeto mudou a vida de Ariele Ferreira, moradora do Núcleo Rural Sarandi. “Agora posso voltar a sorrir sem vergonha. Receber esse serviço foi maravilhoso e veio aqui, pertinho de casa. Obrigada a todos os participantes. Nós mulheres temos que nos unir e cuidarmos umas das outras, juntas somos mais fortes”, destaca Ariele.
A 4ª edição do Reconstruindo Sorrisos está prevista para este ano e as regiões ainda serão definidas.
*Com informações da SMDF
Fonte: Agência Brasília