Na manhã desta quarta-feira (27), a Secretaria da Família e Juventude (SEFJ-DF) coordenou a 6ª edição do Fórum Distrital de Famílias Sustentáveis. Durante a reunião, realizada de forma virtual, foi discutido o texto final do Plano Distrital da Família (PDF). Formado por 17 eixos temáticos, o documento vai nortear as políticas públicas para as famílias do DF nos próximos anos, nas áreas de habitação, novas tecnologias, educação, saúde, segurança, meio ambiente, transporte, acessibilidade, esporte e lazer, entre outras.
O texto contou com a participação da população por meio de uma consulta pública lançada no ano passado e com a contribuição dos órgãos públicos do Governo do Distrito Federal, que puderam sugerir metas para melhorar a qualidade de vida e bem-estar das famílias que vivem na capital federal.
“Um dos principais desafios enfrentados é o acesso desigual a serviços essenciais. O Plano Distrital visa corrigir essa disparidade, garantindo que todas as famílias, independentemente de sua situação socioeconômica, tenham acesso equitativo a serviços como saúde, educação, habitação e assistência social. Isso não apenas promove a justiça social, mas também é fundamental para garantir que todas as famílias possam prosperar e alcançar seu potencial máximo”, analisa o titular da pasta, Rodrigo Delmasso.
A redação final segue para análise da Casa Civil e, após validação, será encaminhada para debate na Câmara Legislativa do Distrito Federal
Na redação final, os eixos de atuação foram divididos em blocos temáticos, sendo eles: Combate à Pobreza Econômica, Combate à Insuficiência de Tempo e Combate ao Déficit Emocional. Cada bloco, com seus respectivos eixos de atuação, recebeu metas a serem cumpridas por meio da elaboração de políticas públicas nos próximos anos.
A título de exemplo, o documento propõe, entre outras metas, a ampliação em 25% da oferta de cursos de educação profissional e tecnológica para jovens de 18 a 29 anos, com o intuito de melhorar os índices de profissionalização, trabalho e renda no DF, no bloco que trata do Combate à Pobreza Econômica.
No bloco referente ao Combate à Pobreza de Tempo, no Eixo Mobilidade, o plano estabelece como meta a ampliação da malha de ciclovias do DF, com o objetivo de fomentar um estilo de vida mais saudável e uma alternativa de transporte sustentável e economicamente acessível à população.
Já no bloco sobre Combate ao Déficit Emocional, destaca-se no Eixo Educação a meta de ampliar em 50% as vagas para a inclusão e acessibilidade de jovens e adultos com deficiências, transtorno do espectro autista e comportamento de altas habilidades e superdotação na educação básica e na Educação de Jovens e Adultos (EJA), na rede de ensino do DF.
A redação final segue para análise da Casa Civil e, após validação, será encaminhada para debate na Câmara Legislativa do Distrito Federal.
Sobre o fórum
O Fórum Distrital de Políticas para Famílias Sustentáveis é um colegiado formado pela sociedade civil e pelo Governo do Distrito Federal, com o objetivo de acompanhar as políticas públicas voltadas para as famílias. É o primeiro órgão deste tipo no Brasil.
*Com informações da Secretaria da Família e Juventude do Distrito Federal
Fonte: Agência Brasília