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Justiça eleitoral do Ceará inicia restauração e higienização de processos

O Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) iniciou a restauração de documentos arquivísticos por meio da contratação da Associação de Pais e Amigos do Deficiente Auditivo (APADA), que possui experiência nos trabalhos de higienização, limpeza, restauração e digitalização de arquivos. A necessidade dessa medida é decorrente da identificação de impactos do tempo e de condições adversas do ambiente refletidos em danos físicos e químicos nos processos.

As atividades, iniciadas em 9 de agosto e com previsão de conclusão em 45 dias, visam à restauração de livros de inscrição de eleitores e eleitoras dos anos de 1920 e 1925, além de outros processos datados dos anos de 1949 a 1957. A chefe da Seção de Arquivos do TRE-CE, Maryane Parente, ressalta que o serviço é fundamental para preservação do patrimônio histórico e da memória institucional. Além disso, destaca a relevância da parceria com a APADA, afirmando que “tem sido muito produtiva e benéfica para os(as) servidores(as) da unidade”.

A presidente da Associação, Maria Damia Duarte Cruz, fonoaudióloga, esclarece que a entidade foi fundada em 1987 por um grupo de mães de pessoas surdas que se reuniam para lutar pela inclusão social e direitos de filhos e filhas. Ela destaca que a instituição conquistou ao longo dos anos, por meio de convênios e parcerias importantes, o oferecimento de serviços gratuitos de fonoaudiologia e terapia ocupacional às pessoas com deficiência, focando também a autoestima, inclusão social, profissionalização e orientação ao mercado de trabalho.

Maria Damia acrescenta que o trabalho realizado no TRE-CE pela equipe de colaboradoras e colaboradores da associação amplia as oportunidades para aquisição de experiência, aprendizado, postura profissional e um diferencial competitivo no mercado de trabalho, fortalecendo a capacitação para a execução de diversas funções.

O Programa de Gestão Documental, disposto na Resolução TRE-CE n. 807/2021, tem entre seus objetivos garantir a preservação e o acesso aos documentos arquivísticos e processos administrativos e judiciais, assegurando a recuperação das informações de forma ágil e eficaz.

Fonte: TRE-CE

Fonte: Portal CNJ – Agência CNJ de Notícias

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