- PUBLICIDADE -
17.7 C
Distrito Federal
- PUBLICIDADE -

Tribunal Eleitoral do Pará inaugura exposição “Memórias Políticas de Santarém”

O Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE-PA) inaugurou, nessa semana, a exposição “Memórias Políticas de Santarém” que, por meio de fotografias, painéis e vídeos conta a história e a formação política do município do oeste do estado. Cerca de 70 peças podem ser vistas de forma permanente no hall do Fórum Eleitoral da cidade. Já no Centro Cultural João Fona, também em Santarém, foi inaugurada na terça-feira (12/7) uma edição especial da mostra, que ficará aberta à visitação das 8h às 18h, durante dez dias – as peças dessa edição foram doadas ao município.

A mostra é comemorativa dos 90 anos da Justiça Eleitoral no Brasil, celebrados em fevereiro deste ano, e dos 77 anos da reinstalação da Justiça Eleitoral no Pará, completados em junho passado. Além disso, faz parte de um projeto do TRE-PA que pretende resgatar a história política dos municípios paraenses. “Estamos começando por Santarém que é uma cidade com uma cultura muito rica e que conserva o hábito de preservar as suas memórias”, explicou a presidente do Tribunal, desembargadora Luzia Nadja Guimarães Nascimento, durante a inauguração no Fórum, na segunda-feira (11/7).

O ministro do TSE Carlos Bastide Horbach destacou a importância da mostra, não apenas para o município, mas para todo o país. “Essa exposição fala por si só e devo dizer que ela poderia se chamar Memórias Políticas do Brasil, porque conta não apenas a história política deste município, mas de todo o país, pois o que aconteceu aqui se replica para outras cidades do Brasil.”

A exposição é resultado de uma pesquisa histórica feita por várias mãos. “Servidores, historiadores e estagiários do Centro Cultural da Justiça Eleitoral pesquisaram em jornais e livros do Centur, Biblioteca Nacional, Tribunal Superior Eleitoral, livros e blogs de autores locais de Santarém, como o Padre Sidney e o Instituto Cultural Boanerges Sena. Também foram utilizadas fotos da prefeitura de Santarém e do TRE-PA”, contou a coordenadora da Escola Judiciária Eleitoral do TRE-PA, Elaine Santana.

Nos dois espaços, a abertura contou com a apresentação musical do Grupo Regional Mocorongo, formado pela cantora Marcelle Almeida e pelo pianista Andresson Dourado. E convidados e convidadas também puderam contemplar o trabalho do artesão santareno Elson Oliveira que produziu peças em cerâmica diante do público de forma totalmente artesanal, usando argila.

Fonte: TRE-PA

Fonte: Portal CNJ – Agência CNJ de Notícias

- PUBLICIDADE -

Continue Lendo

Comentários

- PUBLICIDADE -

Últimas Notícias

- PUBLICIDADE -