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Ações de acolhimento no Plano Piloto atendem 23 pessoas em situação de rua

Vinte e três pessoas foram atendidas pelas ações de acolhimento que integram o Plano de Ação para a Efetivação da Política Distrital para a População em Situação de Rua nesta semana. Coordenado pela Casa Civil do Governo do Distrito Federal (GDF), a operação passou por 14 pontos do Plano Piloto, oferecendo serviços públicos nas áreas de saúde, qualificação e emprego, moradia e acolhimento.

No sábado (21), um ponto foi visitado, próximo à 813 Sul. No local, uma estrutura precária foi desconstituída e um caminhão de entulho foi removido, com os materiais inservíveis sendo encaminhados à Unidade de Recebimento de Entulhos (URE).

A operação passou por 14 pontos do Plano Piloto, oferecendo serviços públicos nas áreas de saúde, qualificação e emprego, moradia e acolhimento | Foto: Divulgação/Agência Brasília

No domingo (22), as equipes foram a dois pontos do Plano Piloto e, novamente, desconstituíram uma estrutura precária e removeram um caminhão de entulho. Na terça-feira (24), três pontos foram visitados, com quatro estruturas desmontadas, dois caminhões de entulho preenchidos e três pessoas atendidas pelas secretarias presentes.

Após uma pausa no Natal, na quinta-feira (26), mais três pontos foram visitados, todos no final da Asa Norte: um na quadra 716 e outros dois no Setor Hospitalar Local Norte (SHLN). Na ocasião, 15 pessoas foram acolhidas, três estruturas desconstituídas e um caminhão de entulho removido.

Já nesta sexta-feira (27), cinco pontos foram visitados na Asa Sul: SQS 901, SQS 904, SQS 803, SQS 804 e SQS 807. Foram desconstituídas três estruturas precárias e quatro caminhões de entulho foram removidos. Ao todo, cinco pessoas foram localizadas e receberam atendimento.

“A atuação diária das equipes que atuam no plano voltado para a população em situação de rua apresenta os serviços que o Governo do Distrito Federal possui para acolhê-las, seja de capacitação profissional, de moradia, de oportunidades de emprego. Trabalhamos para colocar em prática a orientação do governador Ibaneis Rocha, de o GDF propiciar uma vida digna a todos na capital do país”, destacou o secretário-chefe da Casa Civil, Gustavo Rocha.

Plano de ação

As ações de acolhimento seguem as diretrizes do Plano de Ação para a Efetivação da Política Distrital para a População em Situação de Rua do DF. Os trabalhos envolvem as secretarias de Desenvolvimento Social (Sedes-DF), Saúde (SES-DF), Educação (SEEDF), Desenvolvimento Econômico Trabalho e Renda (Sedet-DF), Segurança Pública (SSP-DF), Proteção da Ordem Urbanística (DF Legal) e Justiça e Cidadania (Sejus-DF), além de Novacap, Serviço de Limpeza Urbana (SLU), Codhab, Detran, Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros Militar e Conselho Tutelar.

Durante as abordagens, o GDF oferece diversos serviços públicos que incluem saúde, educação, assistência social, orientação sobre cuidados com animais domésticos e benefícios como deslocamento interestadual – além de um auxílio excepcional de R$ 600 para aqueles sem condições de pagar aluguel. Também são disponibilizadas vagas em abrigos e programas de qualificação profissional, como o RenovaDF e cadastro para unidades habitacionais.

O Distrito Federal foi a primeira unidade da Federação a apresentar um plano de política pública após a suspensão, pelo Supremo Tribunal Federal, das ações de abordagem à população de rua no último ano. Os trabalhos de acolhimento começaram a ser implementados após uma fase de testes em maio, quando o GDF realizou visitas na Asa Sul e em Taguatinga, atendendo cerca de 50 pessoas com assistência social e oferta de serviços públicos.

Fonte: Agência Brasília

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