O Departamento de Transporte (DTR) da Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap) registrou um aumento significativo das demandas no período chuvoso em todas as regiões administrativas do Distrito Federal. Com uma média de 1,3 mil ações diárias, os atendimentos cresceram 35% em relação ao período seco, com reforço nas atividades de transporte de resíduos, limpeza e manutenção de vias.
Entre as demandas mais atendidas estão o transporte de resíduos de construção civil (RCC) e materiais para recuperação de estradas não pavimentadas, principalmente nas regiões de Sol Nascente/Pôr do Sol, SCIA/Estrutural, Recanto das Emas, Fercal, Vicente Pires (Assentamento 26 de Setembro), Ceilândia e Gama. Também se destacam os pedidos de remoção de inservíveis e operações de limpeza para combater a proliferação de demais pragas urbanas.
Para garantir agilidade no atendimento, a companhia conta com uma frota de mais de 850 veículos, máquinas e equipamentos, incluindo caminhões basculantes, pás carregadeiras e retroescavadeiras.
“As ações diretas e indiretas são essenciais para melhorar a qualidade de vida da população e garantir segurança nas vias, especialmente na zona rural, onde o transporte escolar depende dessas manutenções”, destaca o chefe do Departamento de Transporte da Novacap, Rodolpho Diego Tavares Moreira.
A população pode acionar os serviços de emergência por meio de contato direto com administradores regionais e pelo Portal Cidadão. Caso a demanda não exija pronto atendimento, elas ficam agendadas para execução conforme cronograma.
A intensificação das ações assegura a manutenção das áreas urbanas e rurais, contribuindo para prevenir riscos à saúde pública, como a proliferação de arboviroses e de focos do Aedes aegypti, garantindo um ambiente mais seguro e bem cuidado para a população do DF.
*Com informações da Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap)
Fonte: Agência Brasília