O programa Agropecuária Sustentável: Mulheres Transformando o Campo reuniu, nesta terça-feira (14), aproximadamente 50 agricultoras do Distrito Federal e da Região Integrada de Desenvolvimento (Ride) na primeira visita técnica do ano à Fazenda Água Limpa, no Núcleo Rural Vargem Bonita. A iniciativa é da Secretaria da Mulher (SMDF), em parceria com o Instituto Movimento Brasil, e visa a levar capacitação ao público feminino em iniciativas agrícolas.
“Apoiar as mulheres no desenvolvimento de suas potencialidades é fundamental tanto para incentivar a independência financeira delas como para estimular o desenvolvimento de atividades tão importantes e que impactam, além de suas famílias, as comunidades onde vivem e o desenvolvimento econômico da região onde atuam”, defendeu a vice-governadora Celina Leão.
A visita apresentou tecnologias e práticas sustentáveis que podem ser aplicadas nas propriedades rurais. A programação incluiu atividades guiadas por engenheiros agrônomos e professores em áreas de pesquisa como pomares de frutas, produção de hortaliças, piscicultura, manejo de ruminantes e o uso de máquinas agrícolas.
De acordo com a subsecretária de Ações Temáticas da Secretaria da Mulher, Dayanne Timóteo, a iniciativa é uma forma de valorizar o trabalho das mulheres do campo. “Aqui elas aprendem técnicas de manejo, o que às vezes pode até se tornar uma fonte de renda. Além disso, conhecer esses espaços de pesquisa da UnB é uma oportunidade única, especialmente para aquelas que nunca tiveram contato direto com essas tecnologias”, destacou.
A pensionista Vilma Ferreira, de 60 anos, foi uma das participantes que demonstraram entusiasmo com a experiência. Com uma propriedade no Gama, onde mantém uma horta para consumo próprio, ela ressaltou a importância de participar da capacitação: “Eu nunca tive a oportunidade de chegar tão perto de animais, como foi com as ovelhas. Aqui, foi uma experiência especial. Quero colocar tudo o que aprendi em prática na minha propriedade”, disse.
Para a aposentada Maria da Conceição Lacerda, 66, a visita foi uma chance de aprimorar os cuidados com a chácara localizada perto de Santa Maria. “Eu crio porcos, galinhas e vacas, mas aqui aprendi mais sobre o cuidado com carneiros e também sobre uvas. Tenho um pé que nunca dá fruto, e agora sei como melhorar isso”, comentou.
A aposentada Maria de Jesus Ribeiro, 73, também elogiou a iniciativa. “Minha chácara é depois do Pedregal. Lá só tenho galinhas, mas foi muito bom aprender como cuidar melhor delas. Mesmo com a experiência de quem nasceu na roça, nunca sabemos de tudo. É sempre bom aprender mais”, afirmou.
O programa Agropecuária Sustentável: Mulheres Transformando o Campo prevê visitas técnicas, minicursos e palestras em escolas públicas ao longo do ano para fortalecer a agricultura familiar por meio de práticas sustentáveis. Além de oferecer conhecimento técnico, a iniciativa busca promover o desenvolvimento sustentável e a segurança alimentar nas comunidades rurais do DF e do Entorno.
Fonte: Agência Brasília