Discentes do curso Técnico em Saúde Bucal (TSB) da Escola de Saúde Pública (ESP-DF) participaram, nesta quinta-feira (10), de uma ação do projeto Agentes Multiplicadores de Saúde: professores da educação infantil atuando nas estratégias da educação em saúde bucal.
A atividade foi realizada com alunos e professores do Jardim de Infância da 302 Norte, com o objetivo de desenvolver práticas e estratégias didáticas de capacitação em metodologias de promoção da saúde bucal e do bem-estar de crianças em idade pré-escolar. A equipe elaborou dinâmicas ao longo de todo o dia, para estimular alunos e professores na prática saudável de higiene bucal, alimentação e cuidados necessários.
A primeira foi um teatrinho com foco no traumatismo dentário. Em seguida, os alunos participaram do jogo da memória, brincadeira direcionada aos cuidados que devem ser tomados durante os traumas dentais – tão comuns na infância. Essas atividades orientaram como evitar e cuidar desse tipo de acidente, de forma lúdica e objetiva. Posteriormente, a equipe explicou como a alimentação pode influenciar e impactar a saúde bucal, lembrando a importância da prevenção de problemas odontológicos como cárie dentária e doença periodontal.
Para concluir a programação de atividades e brincadeiras, houve a entrega de kits com escova e pasta dental infantil, além de orientação de higiene bucal supervisionada em todas as crianças no escovódromo. A equipe reforçou a importância da escovação diária entre as refeições; e, com o auxílio dos professores, avaliou as condições bucais das crianças.
Os profissionais observaram a quantidade de dentes cariados, perdidos e obturados (Índice ceo-d). A partir do levantamento desses dados, é possível conhecer as necessidades odontológicas das crianças e fazer o encaminhamento para tratar na rede da Secretaria de Saúde (SES-DF).
Agentes multiplicadores
Segundo a coordenadora do curso TSB, Gislaine Ribeiro, essas atividades são realizadas de forma periódica nas escolas. “Orientamos os professores por meio de apresentações de conteúdo teórico e prático, com a realização das dinâmicas e sempre ensinando como devem fazer com as crianças, e deixamos que eles participem de todo o processo”, relata.
“Dentro do nosso projeto pedagógico do curso, temos atividades teóricas e práticas, e uma das atividades práticas mais desenvolvidas nas escolas é exatamente essa, focada na educação em saúde”, explica.
*Com informações da Fepecs
Fonte: Agência Brasília