Home Distrito Federal Celebrações pelo Dia das Mulheres continuam durante todo o mês de março

Celebrações pelo Dia das Mulheres continuam durante todo o mês de março

0
Celebrações pelo Dia das Mulheres continuam durante todo o mês de março

As celebrações do Dia Internacional da Mulher na Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEEDF) começaram na última semana, mas vão continuar até o final do mês de março. O pontapé foi dado no Espaço Cultural Professora Neusa França, que recebeu servidoras da pasta na última sexta-feira (8) para uma tarde de programação rica em temas relacionados ao universo feminino.

A violinista Beatriz Ágda, aluna da Escola de Música de Brasília (EMB), fez a abertura da programação | Fotos: Felipe de Noronha/Ascom SEEDF

O Dia Internacional da Mulher é celebrado no dia 8 de março desde o século 20, e continua sendo um marco significativo para reivindicação dos direitos das mulheres em diferentes épocas.

A SEEDF preparou uma programação com diversas palestras, apresentações culturais e sorteou brindes para as servidoras. Temas como saúde da mulher, autoconfiança e autoconhecimento foram abordados entre as apresentações de música e dança.

A abertura da programação, às 14h30, contou com a apresentação da violinista Beatriz Ágda, aluna da Escola de Música de Brasília (EMB) e também da rede pública do DF. Na sequência, foi realizada uma palestra sobre saúde da mulher pela médica ginecologista Renata Reis.

Temas como direitos reprodutivos, ciclo menstrual e práticas preventivas para a saúde da mulher foram abordados com maior profundidade. A médica deu dicas importantes para as servidoras. “É importante lembrar que o autoexame não previne câncer de mama, que a melhor prevenção se faz com boa alimentação e exercícios físicos regulares. Mas é sempre importante estar em contato com o próprio corpo e tratar do tema da saúde da mulher.”

Servidoras da SEEDF participaram de sorteio durante o evento no Espaço Cultural Professora Neusa França

O público presente ainda pode desfrutar da apresentação do coro feminino da Escola de Música de Brasília, Cantares, e apresentações de dança com o Projeto Dança e Consciência, que trouxe a expressão cultural e política da dança do ventre para os palcos do auditório.

Foi realizada ainda a palestra interativa da professora Welma Gama, CEO do projeto Bem Me Quero e autora da obra Mulheres que Inspiram. A palestrante propôs dinâmicas interativas de exemplificação voltadas para o autoconhecimento e o empoderamento feminino.

Para finalizar o evento de sexta (8), diversos brindes, como vouchers para limpeza de pele, maquiagem e livros, foram sorteados entre os participantes.

Programação

Durante a continuação da programação de celebração do Dia do Mulher, a Assessoria de Qualidade de Vida e Bem-Estar no Trabalho (ASQVT) realizará uma Oficina de Imersão em Dança do Ventre e também a palestra O Poder da Decisão – Ativando Mulheres para as servidoras da SEEDF.

Oficina de Imersão em Dança do Ventre com Amanda Rosa
– Data: início em 12/3/24 (serão oferecidas duas turmas e os encontros acontecerão às terças-feiras, com duração de 40 a 50 minutos)
– Horário: Turma 1 – 10h às 10h50 / Turma 2 – 11h às 11h50
– Local: Espaço da Mulher da SEEDF, 2º andar Torre B Shopping ID
– Faça a sua inscrição aqui

Palestra ‘O Poder da Decisão – Ativando Mulheres’ com Rowânia Araújo
– Data: 21/3/24
– Horário: 10h às 12h
– Local: Espaço da Mulher da SEEDF, 2º andar Torre B Shopping ID
– Faça a sua inscrição aqui

*Com informações da SEEDF

Fonte: Agência Brasília