- PUBLICIDADE -
- PUBLICIDADE -
29.6 C
Distrito Federal
- PUBLICIDADE -

Cidade da Segurança Pública terá mais de 5,7 mil profissionais atuando no Carnaval

O governador Ibaneis Rocha lançou, nesta sexta-feira (28), a Cidade da Segurança Pública, estrutura montada ao lado da Torre de TV para monitorar e garantir que os foliões possam curtir o Carnaval em paz e seguros. Ao todo, mais de 5,7 mil militares das forças de segurança vão atuar nas ruas e nos blocos espalhados pelo Distrito Federal.

“Tenho plena confiança no trabalho do Sandro [Avelar, secretário de Segurança Pública], da Ana Paula [Habka, comandante da PMDF], e dos que participaram da elaboração desse plano de segurança para o Carnaval do DF. Eu, particularmente, tenho muita confiança no treinamento que vocês [policiais] receberam, na qualidade da nossa Polícia Militar, que é uma das menos letais do Brasil. Estou muito confiante de que nós teremos um Carnaval que vai transcorrer com toda a paz, tranquilidade e segurança”, afirmou Ibaneis Rocha.

Ibaneis Rocha: ” Estou muito confiante de que nós teremos um Carnaval que vai transcorrer com toda a paz, tranquilidade e segurança” | Fotos: Renato Alves/Agência Brasília

A estrutura móvel montada na área central de Brasília vai permitir que as forças de segurança do DF se reúnam para o monitoramento e checagem de dados. Ao todo, são nove ônibus das corporações que funcionarão como ponto de apoio para os agentes que atuarem na festividade.

“Com essa estrutura, a gente tem condições de atender e dar segurança aos foliões. Ela também nos permite fazer um ponto de atendimento mais próximo. Vamos ter um efetivo de reserva da PMDF para que, a partir daqui, se desloquem para outros pontos do DF que eventualmente esteja acontecendo alguma festividade não anunciada. É uma estrutura que vai ajudar bastante na construção dessa segurança para a nossa população”, defendeu o secretário de Segurança Pública, Sandro Avelar.

A Cidade da Segurança Pública aproxima as forças de segurança dos foliões

“Vai ser um Carnaval de famílias que vão se divertir na nossa cidade. Estou muito confiante e vamos continuar acompanhando isso todos os dias para ver. Ano passado já foi um sucesso. Nós tivemos um nível muito baixo de ocorrências durante o Carnaval de 2024. E esse ano, com certeza, vai dar tudo certo”, acrescentou o chefe do Executivo.

No ano passado, o Carnaval apresentou uma redução criminal de 23% comparado com o de 2023, sem registro de ocorrências com vítimas fatais. Do total das 364 ocorrências, 67% foram referentes a furtos de celulares, enquanto em 2023 foram 473 registros.

“Aqui a gente concentra toda a organização e o planejamento para o Carnaval. Hoje é o primeiro dia que a gente faz a liberação efetivamente dos trabalhos e vamos ter todas as forças de segurança presentes. Por meio da estrutura montada, faremos o monitoramento de todos os bloquinhos. Quanto à Polícia Militar, teremos um coronel todos os dias à frente coordenando a operação”, esclareceu a comandante-geral da PMDF, coronel Ana Paula Barros Habka.

Brasília no circuito carnavalesco

Neste ano, o DF terá 65 blocos de Carnaval espalhados pelas regiões administrativas. A expectativa é que as festividades reúnam aproximadamente dois milhões de pessoas, consagrando a folia da capital federal entre as 10 maiores do país.

“O investimento também é recorde. Para este ano, ultrapassamos os R$ 8,5 milhões para os blocos. O Carnaval oficial do Distrito Federal tem tudo para ser realmente o melhor de todos os tempos, a gente tem trabalhado com muito afinco e essa parceria com a segurança pública é primordial porque dá uma tranquilidade para que as pessoas saiam e aproveitem a festa”, defendeu o secretário de Cultura e Economia Criativa, Cláudio Abrantes.

Para este ano, a folia promete ser ainda mais animada com o Vai de Graça, programa que institui a gratuidade do transporte público, seja nos ônibus, seja no metrô. “Hoje nós temos muita segurança em Brasília, por conta disso, com acessibilidade, qualidade dos blocos e o momento que a cidade vive de muita tranquilidade nos coloca como os 10 maiores carnavais do país”, completou Claudio Abrantes.

Fonte: Agência Brasília

- PUBLICIDADE -

Continue Lendo

Comentários

- PUBLICIDADE -

Últimas Notícias

- PUBLICIDADE -