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Colaboradores da área administrativa do HRSM são capacitados em primeiros-socorros

Nesta quinta-feira (12), os colaboradores que atuam no administrativo do Hospital Regional de Santa Maria (HRSM) participaram do treinamento Juntos Salvamos Vidas, voltado para a capacitação em primeiros-socorros. A capacitação é promovida pela Diretoria de Inovação, Ensino e Pesquisa (Diep) e ocorreu no auditório do HRSM. Nesta sexta-feira (13) vai ser a vez de os colaboradores que atuam na sede administrativa do Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (IgesDF) participarem.

Durante o treinamento foram abordados os sintomas e as instruções de como agir em casos de convulsões, engasgos e parada cardiorrespiratória, entre outros | Foto: Divulgação/IgesDF

“O objetivo do nosso curso é fazer com que os colaboradores da área administrativa consigam identificar rapidamente quando um colega tem um AVC ou uma convulsão, ou quando está tendo uma parada cardiorrespiratória. Abordamos alguns temas simples, de uma forma simples para que eles consigam identificar sintomas e situações, tendo em vista que são pessoas que não têm contato nenhum com a área da saúde”, explica a enfermeira Gisele Bacelar, do Núcleo de Educação Permanente da Diep.

De acordo com ela, a capacitação ajuda na identificação de sintomas para que todos saibam como agir prontamente numa situação complexa de necessidade. “É uma forma deles prestarem os primeiros-socorros em situações comuns como uma ovace, que é um engasgo, saber fazer uma compressão em uma pessoa em parada cardiorrespiratória até que o Samu chegue. Ou seja, prestar a primeira assistência”, completa.

Durante o treinamento também foram abordados os sintomas e as instruções de como agir em casos de convulsões, infarto e acidente vascular encefálico (conhecido também como AVE ou AVC).

“Eu achei muito interessante a gente, do administrativo, ter essas noções de primeiros-socorros, não só para socorrer nossos colegas de trabalho, mas também nossos familiares, um amigo, onde a gente estiver. É muito importante estar apto para fazer pelo menos o primeiro atendimento, antes do socorro médico chegar”, avalia a assistente administrativa da Fonoaudiologia do HRSM, Renata Sarmento.

*Com informações do IgesDF

 

Fonte: Agência Brasília

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