A obra de duplicação da rodovia DF-140, que dá acesso ao Setor Habitacional Tororó, está na etapa final. Atualmente, as equipes trabalham em um trecho de 1,2 km da via de 14,8 km, onde se dedicam aos serviços de terraplenagem e pavimentação, além de plantio de grama, instalação de defensas metálicas e drenagem pluvial. Os trabalhos também incluem a instalação de abrigos de ônibus e sinalização. A obra é executada pelo Departamento de Estrada e Rodagem (DER) e conta com um investimento de R$ 30 milhões do Governo do Distrito Federal (GDF).
Os trabalhos na DF-140 estão concentrados em um trecho de 1,2 km da rodovia, o último a receber os serviços de terraplenagem e pavimentação | Fotos: Matheus H. Souza/Agência Brasília
Superintendente de obras do DER, Cristiano Cavalcante aponta que a obra é uma das várias ações do GDF na região, como a duplicação da DF-001 e o Viaduto do Jardim Botânico. “É mais uma obra para contemplar a enorme demanda que cresce a cada dia na região. A via é muito utilizada como rota de acesso de Goiás para Brasília, com ligação pela BR- 251. Então, é importante para o deslocamento tanto de moradores como de mercadorias agrícolas de fora”, observa.
Segurança e movimentação
Quando finalizada, a duplicação vai beneficiar cerca de 20 mil motoristas que passam pela DF-140 diariamente, garantindo mais conforto e segurança no tráfego e até mais movimentação no comércio local.
O novo cenário é bem recebido pelo veterinário Danilo Guedes Damasceno, 34, que é dono de uma clínica local de pets: “É uma região que tem muitos acidentes, já tiveram muitos atropelamentos aqui. Ter mais essa segurança com a duplicação é importante. Outra coisa é a movimentação do comércio, que pode aumentar com a maior circulação de veículos, trazendo mais clientela. É legal para o crescimento da região de uma forma estruturada”.
![](https://portaldopoder.com.br/wp-content/uploads/2025/02/1738872713_314_Conclusao-das-obras-de-duplicacao-na-DF-140-vai-garantir-seguranca.jpg)
Para o veterinário Danilo Guedes Damasceno, a obra é bem-vinda: “Ter mais essa segurança com a duplicação é importante. Outra coisa é a movimentação do comércio, que pode aumentar com a maior circulação de veículos”
A dentista Azália Gomide, 62, reforça os pontos positivos da. “Essa ampliação está sendo muito boa, porque antes era muito perigoso por ter só uma via de ida e volta. Acho que essa melhora de infraestrutura é um marco nessa região, que penso ser o futuro de Brasília com tanta gente chegando para morar”, ressalta.
Fonte: Agência Brasília