Para celebrar o bicentenário das relações diplomáticas entre Brasil e Estados Unidos, o Governo do Distrito Federal (GDF) em parceria com a Embaixada dos EUA, lançou o Concurso de Arte Jovem – Cores da Amizade. A iniciativa busca incentivar estudantes da rede pública de ensino a expressarem artisticamente o vínculo histórico e cultural entre as duas nações.
Com o tema “Estados Unidos e Brasil: dois grandes amigos, um futuro brilhante”, o concurso é voltado para alunos de 5 a 18 anos de escolas públicas, especialmente do Centro Interescolar de Línguas (CIL), para que criem obras que representem a amizade e a cooperação entre os dois países. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até o dia 18.
“Além de reforçar o intercâmbio cultural, o concurso também inspira a nova geração a colaborar em áreas importantes, como a educação, a conservação ambiental e a criação de oportunidades para famílias em ambos os países”
Luke Ortega, porta-voz da Embaixada dos EUA no Brasil
“Vemos essa iniciativa como uma oportunidade única de fortalecer não apenas o ensino de línguas estrangeiras, no caso do inglês, mas também de promover uma compreensão mais profunda da história e da cultura que unem esses dois países”, explica o gerente de Educação Ambiental, Patrimonial, de Línguas Estrangeiras e Arte-Educação da Secretaria de Educação (SEEDF), Hamilton Cavalcante.
Porta-voz da Embaixada dos Estados Unidos no Brasil, Luke Ortega ressalta, sobre o concurso: “Além de reforçar o intercâmbio cultural, também inspira a nova geração a colaborar em áreas importantes, como a educação, a conservação ambiental e a criação de oportunidades para famílias em ambos os países”.
Participação
As obras devem ser produzidas à mão, com dimensões entre 12 x 18 cm e 28 x 36 cm, e entregues pessoalmente na Casa Thomas Jefferson (SEPS 706/906) ou nos CILs de Samambaia, Sobradinho e Brasília. A inscrição será validada mediante o preenchimento do Formulário de Inscrição e Permissão de Uso, disponível no site da Embaixada dos EUA.
Uma vez enviada, a obra de arte é considerada finalizada e não pode ser modificada, editada ou substituída. Cada participante pode enviar apenas um documento.
Avaliação e prêmios
Os trabalhos serão avaliados por um júri composto por representantes da Embaixada dos EUA, da SEEDF e da Casa Thomas Jefferson. As categorias estão divididas por faixa etária: 5 a 8 anos, 9 a 13 anos e 14 a 18 anos. Os vencedores ganharão prêmios como tablets, câmeras instantâneas e mesas de mixagem infantil. A cerimônia de premiação será realizada na Embaixada dos EUA e contará com a presença da embaixadora Elizabeth Frawley Bagley.
Exposição e divulgação
As obras finalistas serão digitalizadas e expostas nas salas de espera dos consulados e da Embaixada dos EUA em Brasília. Além disso, as criações serão divulgadas nas redes sociais da missão diplomática, ampliando a celebração da amizade entre Brasil e Estados Unidos.
Confira o edital na íntegra.
Faça sua inscrição aqui.
Fonte: Agência Brasília