Home Distrito Federal Curso promove ambiente de trabalho saudável entre servidores da segurança pública

Curso promove ambiente de trabalho saudável entre servidores da segurança pública

0
Curso promove ambiente de trabalho saudável entre servidores da segurança pública

Em alusão ao Abril Verde, mês dedicado à promoção do ambiente de trabalho saudável, a Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP-DF) iniciou o curso Gestão dos Riscos Psicossociais e Qualidade de Vida no Trabalho. A capacitação começou nessa segunda (1º) e segue até sexta-feira (5), na Escola de Governo (Egov). Ao todo, 60 servidores da pasta e das forças de segurança – polícias Militar e Civil do DF (PMDF e PCDF), Corpo de Bombeiros Militar (CBMDF) e Departamento de Trânsito (Detran-DF) – foram indicados para a formação, com carga horária de 15h/aula.

Objetivo do curso é incentivar os servidores a avaliarem o ambiente de trabalho em que estão inseridos, buscando a construção de um espaço mais saudável | Foto: Divulgação/SSP-DF

A ação integra o Eixo 5 – Servidor Mais Seguro, do programa DF Mais Seguro – Segurança Integral. Os alunos serão multiplicadores da metodologia em suas instituições.

“O objetivo é apresentar ferramentas aos servidores para que identifiquem o ambiente de trabalho em que estão inseridos, buscando a construção de espaço saudável e colaborativo”, ressalta o secretário de Segurança Pública, Sandro Avelar. “A saúde mental e física de nossos servidores é uma pauta prioritária para os gestores da segurança pública e, também, pelo governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, que tem investido bastante em programas e projetos nesta área.”

A SSP-DF, assim como as forças de segurança, por meio de um trabalho conjunto, tem implementado medidas que previnam o estresse, a violência e o assédio dentro das organizações, oferecendo ao servidor a possibilidade de conciliar a vida profissional com a vida pessoal.

Para a coordenadora de Valorização Profissional da SSP-DF, Vanessa Signale, o curso consiste na interação entre trabalho, meio ambiente, condições e satisfação profissional. “Apresenta também o sofrimento patogênico no trabalho, o protocolo de avaliação dos riscos psicossociais, o modelo teórico de investigação e a escala dos danos relacionados ao trabalho”, completa

Especialista

O curso está sendo ministrado pela professora Ana Magnólia Mendes, do Departamento de Psicologia Social e do Trabalho da Universidade de Brasília (UnB) e do Instituto Brasileiro de Clínica do Trabalho.

“Os 37 anos de trabalho e pesquisa da professora estão fazendo toda a diferença. Embora seja um curso voltado para a gestão, a abordagem faz com que você se perceba várias vezes nos exemplos dados pela docente como trabalhadora e gestora”, ressaltou a gerente de Atendimento Biopsicossocial ao Trabalhador, Solange Lustosa, uma das alunas da capacitação.

*Com informações da Secretaria de Segurança Pública (SSP-DF)

Fonte: Agência Brasília