Em meio às ações educativas com foco no compartilhamento da via e nas atitudes seguras no trânsito, realizadas por ocasião do Dia Nacional do Ciclista, comemorado em 19 de agosto, o Departamento de Trânsito do Distrito Federal (DETRAN-DF) lançou uma campanha que impactou duplamente a população de Brasília, seja pelo duro chamado à realidade, bem como pela paródia com o antigo sucesso da banda Legião Urbana, “Eduardo e Mônica”.
O resultado foi imediato. O vídeo rapidamente viralizou pelas redes sociais, já teve milhares de visualizações, e tornou esta uma das mais exitosas campanhas de conscientização no trânsito já realizadas. Assista o vídeo abaixo:
Para o Diretor-geral do Detran-DF, Zélio Maia, o objetivo é zerar as mortes no trânsito do DF, por isso, o compartilhamento de via é mais do que uma questão cultural e de formação, é uma questão de humanização: “O ciclista tem direito sim, a circular pelas faixas dos veículos, pois bicicleta também é veículo. Eu sou ciclista e sinto na pele o que é andar nas ruas de bicicleta, por isso essa ideia do compartilhamento de via é tão importante.”