- PUBLICIDADE -
- PUBLICIDADE -
23.6 C
Distrito Federal
- PUBLICIDADE -

Dia Nacional de Combate ao Bullying terá live da Educação

A Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEEDF) promove, na segunda-feira (7), uma live especial em alusão ao Dia Nacional de Combate ao Bullying e à Violência na Escola. Com o tema “Veja algo, diga algo, faça algo”, a transmissão será às 10h, pelo canal EducaDF, do YouTube, e ficará salva na plataforma para consulta futura de gestores, professores e comunidade escolar.

Campanha contra o bullying é ativa na Secretaria de Educação, que promoverá o evento nesta segunda-feira (7) | Foto: Felipe de Noronha/ SEEDF

A iniciativa é da Assessoria Especial de Cultura de Paz (AECP) e tem como objetivo sensibilizar a sociedade sobre a importância da convivência pacífica no ambiente escolar, fortalecendo valores de empatia, diálogo e respeito. O formato será o de bate-papo, com mediação da professora Graça de Paula e da orientadora educacional Michelle Confessor. As convidadas são a secretária de Educação, Hélvia Paranaguá, a professora Márcia Delgado e as estudantes Luiza Souto e Maia Souza, do Centro de Ensino Médio (CEM) 1 do Guará.

Queremos inspirar educadores, estudantes e gestores a adotarem práticas que fortaleçam a escuta, o cuidado mútuo e a construção de um ambiente escolar mais seguro e acolhedor”

Ana Beatriz Goldstein, chefe da Assessoria Especial de Cultura de Paz da SEEDF

“A escola deve ser um espaço de respeito, convivência saudável e acolhimento”, afirma a secretária de Educação. “Essa live é uma oportunidade de reafirmarmos o compromisso da rede pública com a cultura de paz, valorizando iniciativas que fazem a diferença no dia a dia dos nossos estudantes e promovem um ambiente mais seguro para todos.”

Cultura de paz

Um dos destaques da live será a apresentação do projeto Vem Comigo, do CEM 01 do Guará. A ação estimula o protagonismo juvenil e propõe vivências que promovem uma cultura de paz e inclusão, aproximando estudantes e comunidade escolar em torno da construção de ambientes mais seguros e acolhedores.

“A proposta da live é ampliar o diálogo sobre o bullying e a violência nas escolas, mostrando que é possível transformar a realidade a partir do engajamento coletivo”, resume Ana Beatriz Goldstein, chefe da Assessoria Especial de Cultura de Paz da SEEDF. “Queremos inspirar educadores, estudantes e gestores a adotarem práticas que fortaleçam a escuta, o cuidado mútuo e a construção de um ambiente escolar mais seguro e acolhedor”.

Durante o evento, também será lançada a publicação impressa do Caderno de Práticas Exitosas em Educação para a Paz, já disponível em formato digital no site da SEEDF. 

O material reúne experiências bem-sucedidas realizadas em escolas públicas do DF, com foco em ações de mediação de conflitos, formação cidadã, escuta ativa e incentivo à cultura de paz.

A programação completa da live e o material de apoio estão disponíveis no canal da secretaria e poderão ser acessados por educadores e demais interessados em replicar ou adaptar as práticas apresentadas. 

*Com informações da Secretaria de Educação

Fonte: Agência Brasília

- PUBLICIDADE -

Continue Lendo

Comentários

- PUBLICIDADE -

Últimas Notícias

- PUBLICIDADE -