- PUBLICIDADE -
- PUBLICIDADE -
19.6 C
Distrito Federal
- PUBLICIDADE -

Domingo de Carnaval seguiu sem ocorrências graves até o final da tarde

Os eventos carnavalescos do Distrito Federal seguem em clima de paz e tranquilidade neste domingo (11). Os foliões contam com o apoio do reforço de efetivo da Polícia Militar (PMDF), do Corpo de Bombeiros (CBMDF), e do Departamento de Trânsito (Detran-DF), nos blocos espalhados por toda a cidade. A Polícia Civil (PCDF) também reforçou os atendimentos nas delegacias da região (1ª e 5ª DPs) e nas especializadas em atendimentos a crianças, adolescentes e mulheres (DCA I e Deam I). A Divisão de Operações Especiais da PCDF está realizando rondas nas proximidades dos blocos, com objetivo de reprimir furtos e roubos, principalmente de celulares e no interior de veículos.

As ações integradas das forças de segurança pública ficam visíveis a partir da Cidade da Segurança Pública, montada no estacionamento norte da Torre de TV. O local é palco para as ações de monitoramento do Distrito Federal, com uso de drones e de câmeras de alta resolução do comando-geral móvel da PMDF e da Plataforma de Observação Elevada (POE) do CBMDF. As imagens são compartilhadas, em tempo real, com o Centro Integrado de Operações de Brasília (Ciob) da Secretaria de Segurança Pública (SSP-DF), que coordena o acompanhamento das milhares de câmeras espalhadas por toda a capital, entre as forças de segurança e outros 30 órgãos, bem como instituições e agências do governo local e federal.

A segurança nos blocos de Carnaval do DF tem sido garantida por ações integradas entre órgãos do GDF | Fotos: Divulgação: SSP-DF

Segundo dados da Polícia Civil (PCDF), até o final da tarde de domingo, não houve registro de ocorrências durante os eventos carnavalescos iniciados nas delegacias de polícia. A Polícia Militar (PMDF), no entanto, lavrou quatro Termos Circunstanciados de Ocorrência (TCOs), todos por uso ou porte de substância proibida pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Os termos foram confeccionados no posto policial da Estação Rodoviária de Brasília, já que os delitos ocorreram na área da Estação Central do Metrô, onde houve reforço policial.

Ações de prevenção

Como forma de garantir a segurança nos blocos de carnaval, a Polícia Militar (PMDF) tem executado ações de prevenção, alocando pontos de revista pessoal, de forma a impedir que sejam utilizados objetos, materiais ou substâncias capazes de produzir lesões corporais e danos ao patrimônio. Estão proibidos itens como facas, canivetes, objetos pontiagudos, mastros, paus, isqueiros, desodorante aerosol, líquidos inflamáveis, entre outros, mesmo que para uso doméstico.

“É preciso tomar alguns cuidados para evitar transtornos. Leve somente o necessário. Não leve objetos de valores. Evite usar os celulares em meio à multidão”
Raphael Broocke, porta-voz da PMDF

“É preciso tomar alguns cuidados para evitar transtornos. Leve somente o necessário. Não leve objetos de valores. Evite usar os celulares em meio à multidão. Não guarde o celular em hipótese alguma no bolso de trás. Prefira o uso de bolsos internos, como doleiras, que podem ser utilizadas também para guardar cartões e documentos”, aconselha o major Raphael Broocke, porta-voz da Polícia Militar. “Caso você seja vítima ou presencie qualquer crime, chame o policial militar mais próximo. Estamos nas ruas para garantir a segurança dos foliões”, orientou o militar.

As equipes da Secretaria da Proteção da Ordem Urbanística do DF (DF Legal) também estão atuando na fiscalização de comércio irregular, impedindo a circulação de ambulantes não cadastrados, e evitando a venda de produtos que possam representar perigo aos foliões, como bebidas em garrafas de vidro e alimentos acondicionados em espetos. Até a tarde de domingo, os auditores já haviam fiscalizado 40 eventos carnavalescos. Cerca de 150 ambulantes foram abordados e 438 apreensões foram feitas. A DF Legal vem observando, ainda, as licenças de funcionamento dos eventos e a estimativa de público.

A orientação da comunicação da PMDF é chamar o policial mais próximo a qualquer sinal de crime ou violência

Identificação de crianças

Outro cuidado especial dos órgãos de segurança pública tem sido com as crianças. Desde o início do carnaval no DF não houve registro de desaparecimento de pessoas. Isso se deve às orientações dos órgãos aos pais e responsáveis. Carteirinhas e pulseiras de identificação estão sendo distribuídas nos blocos de Carnaval pela Polícia Militar e pelo Departamento de Trânsito do DF.

Os educadores do Detran-DF estiveram no Parque da Cidade com grande ação no bloco Baratinha, identificando 400 crianças. As ações educativas contaram com a participação de 700 pessoas, que interagiram com bonecos, repentistas, palestrantes, mímicos e colaboradores.

Volte com segurança

De forma a garantir a segurança no retorno dos foliões aos lares, a Polícia Militar intensificou o policiamento na Estação Rodoviária de Brasília e nas estações do metrô. A fiscalização de trânsito está sendo feita pelo Comando de Policiamento de Trânsito da PMDF e pelo Departamento de Trânsito (Detran-DF). A intenção é evitar acidentes de trânsito e o uso de transporte pirata.

“É muito importante a conscientização das pessoas para a segurança de todos. A orientação é que os foliões não façam a condução de veículos após a ingestão de bebidas alcoólicas, dando preferência ao transporte público ou por aplicativos”, afirmou o comandante do Comando de Policiamento de Trânsito da PMDF, Edvã Sousa. “Os condutores devem evitar, ainda, o uso de estacionamentos irregulares. Fiquem atentos, pois estamos fiscalizando, embora a ideia não seja só fiscalizar, mas manter a tranquilidade e a circulação nas nossas vias”, continuou.

*Com informações da SSP-DF

Fonte: Agência Brasília

- PUBLICIDADE -

Continue Lendo

Comentários

- PUBLICIDADE -

Últimas Notícias

- PUBLICIDADE -