A Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEEDF), em parceria com o Fórum Distrital de Educação (FDE), realizou na quinta-feira (19), o primeiro encontro com as subcomissões responsáveis pela elaboração do texto-base do Plano Distrital de Educação (PDE) para o próximo decênio (2025-2034). O evento foi realizado no auditório do Sindicato dos Professores (Sinpro-DF).
Participaram do encontro as 17 subcomissões, que durante o encontro deram início ao diagnóstico que guiará a construção do novo documento. As subcomissões foram formadas para discutir e contribuir na formulação do texto do novo PDE.
Os temas abordados pelas subcomissões foram definidos com base nas metas do Plano Distrital de Educação vigente, instituído pela Lei nº 5.499 de 14 de julho de 2015, e pelos objetivos propostos no Projeto de Lei nº 2614/2024, que trata do novo Plano Nacional de Educação (PNE), atualmente em tramitação na Câmara dos Deputados.
A subsecretária de Planejamento, Acompanhamento e Avaliação da SEEDF, Francis Ferreira, enfatizou a necessidade de estabelecer metas realistas e exequíveis para garantir o sucesso do plano. “Precisamos ousar, mas com responsabilidade. O PNE é o ponto de partida, mas devemos ir além, propondo iniciativas que possam ser implementadas e acompanhadas de forma eficaz.”
Cronograma
Responsável pela Gerência de Planejamento e Acompanhamento do PDE (GPDE), Lívia Rodrigues apresentou a legislação que fundamenta a elaboração dos Planos Decenais, abordou as múltiplas dimensões deles e destacou os 18 principais desafios da educação em nível nacional.
Além disso, ela compartilhou informações sobre o Encontro Nacional para Cooperação Técnica nos Planos Decenais de Educação, organizado pelo Ministério da Educação (SASE/MEC), que delineou um cronograma de trabalho e orientou novos encaminhamentos.
Lívia também conduziu as orientações para as subcomissões, que incluíram a elaboração de um cronograma de trabalho, a eleição dos coordenadores das subcomissões e outras ações necessárias para o processo de discussão do novo PDE.
*Com informações da Secretaria de Educação
Fonte: Agência Brasília