Servidores da Secretaria de Desenvolvimento Social do Distrito Federal (Sedes-DF) participaram nesta sexta-feira (12) de um encontro para alinhamento e apresentação das metas a serem cumpridas nos próximos quatro anos. A ação teve como objetivo engajar e envolver no planejamento os profissionais que atuam diretamente no atendimento ao cidadão, para que eles saibam quais as ações previstas pelas pasta para aprimorar os serviços da política de assistência social.
O público-alvo do encontro, que reuniu cerca de 100 pessoas, foram os gestores e servidores da ponta que atuam em unidades socioassistenciais, como os centros de Referência de Assistência Social (Cras), de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (Cecon), de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro Pop) e das unidades de acolhimento de execução direta.
“A ponta tem muito a contribuir. Estreitar esses laços aumenta a motivação dos servidores”
Samantha Barros, gerente do Cras Riacho Fundo 1
No Planejamento Estratégico Institucional 2024 – 2027, constam, por exemplo, a ampliação da rede de proteção social – com qualificação dos serviços e abertura de novas unidades de Cras e Creas – e de vagas no programa Família Acolhedora.
“A ponta tem muito a contribuir. Estreitar esses laços aumenta a motivação dos servidores, porque nós sabemos e podemos ajudar nessa construção e nessa interlocução, além de trazer as demandas mais latentes dos usuários”, explica a gerente do Cras Riacho Fundo 1, Samantha Barros.
“Achei a iniciativa interessante para nos aproximar da gestão, para que possamos trabalhar juntos. Mas temos que levar isso para todos os servidores também. Nesse sentido, me chamou atenção a parte do planejamento estratégico que fala da visão, das metas, dos objetivos da Sedes. Isso é essencial que seja divulgado para os servidores”, ressalta a gerente do Serviço de Acolhimento Institucional para Adultos e Famílias (Saiafa), Márcia Caetano.
O evento formativo desta sexta teve como foco as ações previstas para a Subsecretaria de Assistência Social da Sedes. “Esse encontro foi importante para apresentar nosso plano de trabalho para quem está dentro das unidades. Essa é uma das nossas dificuldades, levar o que construímos na gestão para dentro das unidades. É a oportunidade de discutir e consolidar um caminho único que construímos. O planejamento estratégico é esse mapa”, pontua a secretária de Desenvolvimento Social, Ana Paula Marra.
O Planejamento Estratégico Institucional 2024-2027 foi elaborado por um grupo de trabalho, com a contribuição das áreas técnicas da Sedes e orientação de oficinas temáticas conduzidas pela Secretaria de Economia do Distrito Federal. “No documento está prevista a meta de entregar a bolsa-maternidade no ato da solicitação das famílias. Essa era uma das metas do planejamento estratégico da Subsas e que já consolidado”, comemora o subsecretário de Assistência Social, Coracy Chavante.
*Com informações da Secretaria de Desenvolvimento Social do Distrito Federal (Sedes-DF)
Fonte: Agência Brasília