Atendimento humanizado e de qualidade. Essa é uma das missões que o Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (IgesDF) preconiza nas unidades que estão sob sua gestão. Por isso, fazer a diferença positivamente na vida de cada paciente é algo levado muito a sério por todos os colaboradores.
A última terça-feira (2) tinha tudo para ser um dia triste para a adolescente Helen de Araújo Santos, que estava completando 15 anos, e devido à dengue, foi obrigada a passar o aniversário internada. No entanto, a equipe do Hospital Cidade do Sol (HSol) fez uma surpresa para a paciente e para a mãe dela. Munida de balões e de um bolo para celebrar a data tão especial, a equipe conseguiu surpreendê-las e arrancar sorrisos de alegria e felicidade.
“Eu amei a organização, foi tudo muito lindo. A equipe toda participando, oferecendo o de melhor nessa data tão importante e especial dos 15 anos da minha filha. Ela amou e eu também”, relata a mãe de Helen, Jucilene de Araújo, 35 anos.
Segundo ela, nunca passou por sua cabeça a possibilidade de fazer qualquer tipo de comemoração para a filha num ambiente hospitalar. “Só posso agradecer a Deus pela oportunidade de conhecer pessoas maravilhosas como a equipe do Hospital Cidade do Sol. Que Deus abençoe a vida de cada um por proporcionar esse momento especial na vida da Helen”, agradece.
Os colaboradores do programa Humanizar passam diariamente nos leitos conversando com os pacientes e viram que era aniversário da Helen de 15 anos. Assim, pediram para a equipe de nutrição fazer um bolo conforme a dieta dela. Com balões, bolo e suco, toda a equipe multiprofissional celebrou a data junto de Helen e Jucilene.
No HSol foi feita a implantação do Prontuário Afetivo. A ferramenta é utilizada para registrar informações sobre o paciente não apenas do ponto de vista clínico, mas também, levando em consideração suas emoções, preferências e aspectos psicossociais
“Ela estava triste porque iria passar o aniversário de 15 anos no hospital, foi uma forma de alegrar mesmo. A mãe dela fez uma oração e ela ficou bem feliz. Elas gostaram e disseram que jamais imaginariam que teríamos essa iniciativa. É gratificante poder ver nossos pacientes alegres, mesmo que passando por um momento difícil como a internação”, explica a coordenadora de enfermagem do HSol, Rayanne Lopes.
Humanização como diferencial
O Hospital Cidade do Sol é exclusivo para o atendimento a pacientes com dengue que necessitam de internação. A prioridade é que estes pacientes se sintam acolhidos por meio da individualidade e não somente seu quadro clínico.
No HSol foi feita a implantação do prontuário afetivo. A ferramenta é utilizada para registrar informações sobre o paciente não apenas do ponto de vista clínico, mas também levando em consideração emoções, preferências e aspectos psicossociais.
Segundo a gerente geral de Humanização e Experiência do Paciente, Anucha Soares, um dos principais objetivos é fazer com o atendimento do HSol seja referência quando se fala em humanização e ainda alcance a expectativa que os pacientes têm quando buscam o atendimento nas unidades geridas pelo IgesDF.
A gestão tem criado várias estratégias alternativas para a busca da melhoria dos pacientes. Uma das mais inovadoras é o uso da musicoterapia. Diariamente, ao início do plantão, o colaborador responsável aciona músicas relaxantes que tocam nos monitores da internação em um volume agradável, criando uma ambientação que acalma e satisfaz.
A musicoterapia transforma o ambiente hospitalar, e isso reflete diretamente no tratamento do paciente, uma vez que ela está associada à melhora dos sinais vitais como regulação da pressão arterial, frequência cardíaca e respiratória, diminuição dos sentimentos de controle de ansiedade, tensão, estresse, angústia e sintomas depressivos.
*Com informações do Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (IgesDF)
Fonte: Agência Brasília