Home Distrito Federal Escola de gestão compartilhada tem momento cívico nesta sexta-feira (22)

Escola de gestão compartilhada tem momento cívico nesta sexta-feira (22)

0
Escola de gestão compartilhada tem momento cívico nesta sexta-feira (22)

Alunos do Centro de Ensino Fundamental (CEF) 4, de Planaltina, participaram, nesta sexta-feira (22), de uma cerimônia cívica. Gestores da Secretaria de Segurança Pública (SSP-DF) e representantes das forças de segurança participaram do evento. Além de conhecer a estrutura da unidade escolar, a comitiva entrou em salas de aula e conversou com alunos e professores. A escola atende 1.296 alunos nos turnos da manhã, tarde e noite.

A escola integra o projeto das escolas de gestão compartilhada (EGCs), que é fruto de uma parceria entre as secretarias de Segurança Pública (SSP) e de Educação (SEE) para realização de ações conjuntas | Foto: Divulgação/SSP-DF)

“Essa é uma forma de nos aproximar ainda mais desses alunos, entender a realidade em que vivem e compartilhar experiências. Foi muito gratificante”, relata o secretário executivo de Segurança Pública, Alexandre Paraty, que representou o secretário de Segurança Pública, Sandro Avelar, que participava da inauguração do 8º Grupamento do Corpo de Bombeiros do DF, em Ceilândia. “Agradeço por nos deixarem fazer parte da vida de vocês. Atividades como essa são muito importantes no processo de ensino e aprendizagem, contribuem com a socialização e com a disciplina”, completou.

O diretor da unidade escolar, Ronaldo Xavier , falou da importância do evento. “São muito importantes para a comunidade, porque conseguimos trazer boa parte dos gestores do projeto cívico militar para abordar as evoluções tanto pedagógicas quanto comportamentais dos nossos estudantes”.

O objetivo é proporcionar uma educação de qualidade, bem como construir estratégias voltadas à segurança comunitária e ao enfrentamento da violência no ambiente escolar, promovendo uma cultura de paz e o pleno exercício da cidadania

O subsecretário de Escolas de Gestão Compartilhada, coronel Alexandre Ferro, explicou a importância do evento. “Os momentos cívicos nas escolas de gestão compartilhada são oportunidades para cultuar valores como ética, honestidade, civismo, patriotismo, respeito, responsabilidade e disciplina. São momentos que fazem parte da rotina de um colégio cívico-militar. Também são oportunidades para que as nossas bandas exercitem os seus talentos musicais, na execução do hino nacional”.

A escola integra o projeto das escolas de gestão compartilhada (EGCs), que é fruto de uma parceria entre as secretarias de Segurança Pública (SSP) e de Educação (SEE) para realização de ações conjuntas. O objetivo é proporcionar uma educação de qualidade, bem como construir estratégias voltadas à segurança comunitária e ao enfrentamento da violência no ambiente escolar, promovendo uma cultura de paz e o pleno exercício da cidadania.

Alunos do projeto bandas de música de outras escolas de gestão compartilhada foram responsáveis por executar o Hino Nacional. Cerimônias como a de hoje fazem parte da rotina das escolas com esse modelo de gestão.

O CEF 4 de Planaltina, assim como o CEF 507 de Samambaia, o CEF 5 do Gama e o Centro Educacional 416, de Santa Maria, faziam parte do programa do Governo Federal de escolas militares. Elas foram incorporadas ao modelo distrital em 2023.

*Com informações da SSP-DF

Fonte: Agência Brasília