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Escola de Saúde Pública cria o Centro de Apoio ao Discente

Com o objetivo de ser um ponto de acolhimento, aconselhamento e apoio psicossocial, a Escola de Saúde Pública do Distrito Federal (ESP-DF) criou o Centro de Apoio ao Discente (CAD). Mantida pela Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde (Fepecs), a instituição de ensino constituiu o CAD por meio de uma equipe multiprofissional, que vai atuar junto ao corpo discente da escola e oferecer apoio, orientação psicopedagógica e um espaço de escuta ativa.

O Centro de Apoio ao Discente (CAD) da Escola de Saúde Pública do DF contará com equipe multiprofissional para atendimento aos alunos | Foto: Divulgação/Fepecs

A coordenadora de cursos de Pós-Graduação Lato Sensu e Extensão da ESP-DF e membro do Colegiado de Ensino, Pesquisa e Extensão (Coepe), Vanessa Dalva Guimarães Campos, destaca que a chegada e permanência no ambiente profissional possibilita transformações significativas nas formas de viver dos indivíduos, com novas exigências e responsabilidade para os residentes, alunos dos cursos técnicos e de pós-graduação.

“Com seus diversos tipos de angústias, os discentes necessitam de espaço de expressão, acolhimento e cuidado, sempre na perspectiva de construírem caminhos e estratégias de enfrentamento, considerando suas potencialidades e a autonomia em direção ao seu bem-estar pessoal, social e acadêmico”, destaca.

Ela lembra ainda que, no contexto da ESP-DF, essas transformações somam-se ao contato e à convivência com situações de sofrimento e dor, comumente vivenciadas nos cenários de práticas educacionais hospitalares ou não. Dentro dessa perspectiva, o CAD oferece aos alunos um espaço de acolhimento focado na escuta ativa e na identificação de demandas, seja no âmbito individual ou acadêmico, possibilitando as intervenções e encaminhamentos necessários.

O CAD será composto por uma equipe multiprofissional composta por assistente social, médico psiquiatra, psicólogo, pedagogo, terapeuta ocupacional, entre outras categorias profissionais, que atuarão considerando a especificidade de sua área de formação e observando a legislação e os princípios éticos norteadores da prática profissional.

Os discentes podem ser encaminhados ao CAD por docentes, preceptores e coordenadores ou podem procurá-lo de forma espontânea. Os encaminhamentos e solicitações de agendamento podem ser realizados por meio do formulário e pelo e-mail [email protected].

*Com informações da Fepecs

 

Fonte: Agência Brasília

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