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Escola do Gama aposta em sistema sustentável que une criação de peixe e cultivo de plantas

Em busca de soluções inovadoras e sustentáveis, o Centro de Ensino Médio 02 do Gama implantou um projeto de aquaponia, técnica que combina aquicultura (criação de peixes) e hidroponia (cultivo de plantas sem solo). A iniciativa une aprendizado prático e conscientização ambiental, ao mesmo tempo em que beneficia a comunidade escolar com alimentos frescos.

Os estudantes envolvidos aprenderam sobre sustentabilidade desenvolvendo um sistema que utiliza resíduos dos peixes como fertilizante natural para as plantas. Além de evitar o uso de produtos químicos, o projeto economiza água e promove a preservação ambiental, mostrando ser uma alternativa acessível para pequenas propriedades rurais e urbanas.

O sistema de aquaponia utiliza recirculação, economizando 98% de água em comparação com a agricultura convencional | Fotos: Mary Leal/SEEDF

A técnica emprega materiais reciclados, como caixas d’água e eletrobombas adaptadas, para criar um sistema de recirculação em circuito fechado. “O projeto integra a hidroponia com a aquicultura, utilizando os resíduos dos peixes como nutrientes para as hortaliças. As plantas, por sua vez, purificam a água, que retorna ao tanque dos peixes”, explica Lorrany Bonfim, de 17 anos, uma das estudantes à frente da iniciativa. Segundo ela, o sistema economiza 98% de água em relação à agricultura convencional, com perdas ocorrendo apenas por evaporação e descarte.

Resultados promissores

Os primeiros resultados mostram que o projeto oferece uma solução viável para a produção sustentável de alimentos, especialmente em regiões que enfrentam escassez de água

Os primeiros resultados mostram que o projeto oferece uma solução viável para a produção sustentável de alimentos, especialmente em regiões que enfrentam escassez de água. Além disso, contribui para a segurança alimentar e a economia de recursos.

De acordo com o diretor do CEM 02, Cleriston Lima, a iniciativa também promove a sustentabilidade energética. “Contamos com uma placa fotovoltaica que reduz custos e apoia a sustentabilidade hídrica. Além disso, o projeto inclui um berçário onde as sementes são germinadas antes de serem transferidas para uma plataforma maior para crescimento e colheita”, destaca.

*Com informações da Secretaria de Educação

Fonte: Agência Brasília

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