- PUBLICIDADE -
- PUBLICIDADE -
17.7 C
Distrito Federal
- PUBLICIDADE -

Estudantes do DF desembarcam em São Paulo para as Paralimpíadas Escolares

Estudantes do Distrito Federal desembarcaram em São Paulo nesta segunda-feira (25) para participar das Paralimpíadas Escolares 2024. Ao todo, 73 alunos vão competir nas modalidades esportivas de atletismo, basquete, bocha, futebol, goalball, natação, parabadminton, tênis de mesa e tênis em cadeira de rodas. A cerimônia de abertura está marcada para terça-feira (26), com as competições sendo realizadas de quarta a sexta-feira, no Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro, no Parque Fontes do Ipiranga, na zona sul de São Paulo.

Este ano, o DF enviou a maior delegação de sua história nos jogos, composta por 117 integrantes, sendo 73 atletas. No embarque, realizado no Aeroporto de Brasília, familiares se reuniram para se despedir e incentivar os jovens competidores. Mayara de Oliveira, mãe de Maria Cecília, de 13 anos, destacou como o atletismo transformou a vida da filha.

Mayara de Oliveira destaca a evolução da filha, Maria Cecília, com a entrada no atletismo | Fotos: Fernanda Feitoza/SEEDF

“A Maria começou aos 11 anos por causa de um problema na coluna. Então resolvemos levá-la no Centro Olímpico para praticar alguma atividade física, e ela se apaixonou pelo atletismo. Desde então, vem competindo, representando Brasília, e hoje é outra criança. Na escola, no comportamento e no dia a dia, ela melhorou em tudo. O atletismo foi um divisor de águas para nós, foi maravilhoso”, destacou.

Maria Cecília demonstrava entusiasmo com a possibilidade de fazer novas amizades e conquistar medalhas. “Quero trazer medalhas para o atletismo”, afirmou a aluna. As amigas Priscila da Cruz, de 13 anos, e Talita Zoe Gomes, de 12, estavam ansiosas e felizes com a competição. As duas, que possuem deficiência intelectual, representarão o Distrito Federal na natação. “Estou muito feliz por estar aqui. Torçam por mim!”, celebrou Priscila.

Priscila da Cruz e Taliya Zoe Gomes não vêm a hora de participar da competição

As Paralimpíadas Escolares 2024 são o maior evento esportivo do mundo para crianças e jovens com deficiência. Idealizado e realizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), o evento deste ano reúne mais de 2 mil atletas, de 11 a 17 anos, representando os 26 estados e o Distrito Federal em 13 modalidades esportivas.

Histórico

As Paralimpíadas Escolares tiveram início em 2009 e são reconhecidas como o maior evento mundial para crianças com deficiência em idade escolar.

Muitos talentos do paradesporto brasileiro começaram suas trajetórias nas Escolares, como Alan Fonteles, ouro nos Jogos Paralímpicos de Londres 2012; Verônica Hipólito, prata no Rio 2016; Petrúcio Ferreira, recordista mundial nos 100m (classe T47) e bicampeão paralímpico; Talisson Glock, nadador com prata no Rio 2016 e ouro em Tóquio 2020; Leomon Moreno, jogador de goalball com ouro em Tóquio 2020 e Bruna Alexandre, mesatenista com prata nos Jogos de Tóquio 2020.

*Com informações da Secretaria de Educação

Fonte: Agência Brasília

- PUBLICIDADE -

Continue Lendo

Comentários

- PUBLICIDADE -

Últimas Notícias

- PUBLICIDADE -