- PUBLICIDADE -
- PUBLICIDADE -
24.6 C
Distrito Federal
- PUBLICIDADE -

Festival folclórico oferece oficinas gratuitas de produção de figurinos e danças típicas

Como preparação para o 31º Festival Folclórico do Pellinsky, a ONG Adhas oferece oficinas culturais voltadas à produção de indumentárias e de danças tradicionais do folclore brasileiro, como boi-bumbá e carimbó. As aulas de confecção dos figurinos que serão usados no evento começaram em 13 de janeiro e seguem até o dia 14 deste mês. Já os encontros para técnicas de dança iniciam em 15 de fevereiro.

A ONG Adhas oferece oficinas culturais de produção de indumentárias e de danças tradicionais do folclore brasileiro, como preparação para o 31º Festival Folclórico do Pellinsky | Foto: Geovana Albuquerque/Agência Brasília

Tradicional no DF, o festival tem mais de 30 anos de história e visa, sobretudo, preservar e promover a cultura brasileira, reunindo grupos folclóricos de todo o país. Neste ano, pela primeira vez, o Governo do Distrito Federal (GDF) está apoiando a celebração, com investimento na ordem de R$ 300 mil, oriundos de emenda parlamentar do deputado distrital Daniel Donizet.

A festa está marcada para o dia 26 de abril, no Clube AABB, no Setor de Clubes Esportivos Sul. O tema principal será raízes do Brasil, com enfoque nos biomas nacionais e as riquezas culturais de cada região do país. Cerca de 150 dançarinos participarão das apresentações, que prometem atrair cerca de 5 mil pessoas. Informações sobre os ingressos serão divulgadas no perfil da ONG Adhas no Instagram.

O festival tem mais de 30 anos de história e visa preservar e promover a cultura brasileira, reunindo grupos folclóricos de todo o país

O fundador do Grupo Pellinsky e coordenador-geral das oficinas, Andreoni Cavalcanti, afirma que o público terá uma experiência visual e sonora, com apresentações que refletem a diversidade do folclore brasileiro. “Serão cerca de 300 figurinos em todo o festival, mostrando a riqueza cultural do nosso país, e elementos de outros países também, como a cultura portuguesa e africana”, afirma.

“Uma das partes mais bonitas que vamos contar neste show é a história da cunhã-poranga, índia guerreira, deusa Tupinambá, protetora da fauna da flora amazônica, a mais bonita da tribo. Ela entrará no palco em cima de um carro, que está sendo produzido em Ceilândia, cheio de animais da floresta, representando exatamente a proteção da fauna e da flora. No centro, vai se encontrar com a tribo indígena e haverá uma apresentação de dança. Será lindo”, garante Cavalcanti.

Andreoni Cavalcanti, fundador do Grupo Pellinsky e coordenador-geral das oficinas: “Serão cerca de 300 figurinos em todo o festival, mostrando a riqueza cultural do nosso país, e elementos de outros países também, como a cultura portuguesa e africana”

Capacitação cultural

A oficina de indumentárias reúne desde costureiros e artesãos a jovens e adolescentes que não têm experiência na confecção de vestuário. O workshop ocorre de segunda a sexta-feira, e totaliza 30 participantes. “Com essa capacitação, conseguimos formar nova mão de obra para os próximos festivais e outros carnavais. Nossos alunos saem especializados, tendo criado as próprias peças, prontos para outros eventos”, frisa o coordenador da oficina, Ronney Cerutti.

“É um conhecimento que levamos para vida inteira. Estamos aprendendo sobre a cultura do nosso país e descobrindo a história por trás de cada peça, de cada detalhe, já que tudo é pensado para comemorar as nossas tradições da melhor maneira”, afirma uma das participantes da oficina de confecção, a estudante Julia Montalvão, 15 anos. “Cada roupa mostra a personalidade dos personagens. A roupa da cunhã-poranga, por exemplo, é diferente da roupa da rainha. Uma é mais tribal, com mais bravura, e a outra não.”

As aulas de danças populares serão aos sábados e domingos, das 14h às 18h, a partir do dia 15 de fevereiro até 26 de abril. Podem participar jovens e adultos de até 34 anos. Os encontros serão no Centro de Ensino Médio (CEM) Integrado do Cruzeiro, no Cruzeiro Velho. Os alunos vão aprender boi-bumbá do Amazonas, carimbó, dança africana, dança indiana, jazz e samba de gafieira. As inscrições são gratuitas; basta entrar em contato pelo número (61) 992787806. Acesse mais informações no Instagram do grupo.

Tradição brasiliense

Original do Cruzeiro, o Grupo Pellinsky oferece atividades culturais para escolas públicas. Foi durante uma apresentação para estudantes que a professora aposentada Iguaciane Campos, 62, conheceu o grupo. “É fundamental mostrar as nossas raízes aos alunos, mostrar a nossa cara mesmo, ainda mais com o bombardeio da cultura que vem de fora”, afirma ela, que também participa da oficina de confecção de figurinos. “O show desse ano vai ser incrível, desde as coreografias ao cenário e as indumentárias, que estamos trabalhando desde o ano passado”.

Para a professora aposentada Iguaciane Campos, “é fundamental mostrar as nossas raízes aos alunos, mostrar a nossa cara mesmo, ainda mais com o bombardeio da cultura que vem de fora”

Iguaciane foi quem escreveu a história do Boi Refletido, personagem idealizado pelo Grupo Pellinsky, em 2008, com inspiração no Festival de Parintins. A representação homenageia o Cerrado brasiliense, sendo confeccionado em lata, em homenagem aos catadores e recicladores da capital federal, e estará presente na edição deste ano. “Estava um dia o Caprichoso e o Garantido dançando e, de repente, os dois cruzam os olhares. Se encarando, os dois levantam as ventas, se preparam, e correm rumo ao outro, causando um choque, uma explosão de luzes em que surge o Refletido”, conclui.

31º Festival Folclórico do Pellinsky

• Data: 26 de abril
• Local: Clube AABB – Setor de Clubes Esportivos Sul, Brasília
• Informações sobre os ingressos serão divulgados no Instagram do grupo

Oficinas de dança

• Data: de 15 de fevereiro a 26 de abril, aos sábados e domingos
• Horário: das 14h às 18h
• Local: CEM Integrado do Cruzeiro
• Inscrições pelo telefone (61) 99278-7806

Fonte: Agência Brasília

- PUBLICIDADE -

Continue Lendo

Comentários

- PUBLICIDADE -

Últimas Notícias

- PUBLICIDADE -