- PUBLICIDADE -
- PUBLICIDADE -
26.6 C
Distrito Federal
- PUBLICIDADE -

Fim de semana em Brasília tem hip-hop, teatro e visitas com acessibilidade

O Governo do Distrito Federal (GDF) promete agitar o final de semana dos brasilienses com uma programação cultural diversificada e opções gratuitas. Com atrações para todos os gostos e públicos, a Agência Brasília elenca uma série de eventos que contam com apoio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do DF (Secec-DF) ou são promovidos em equipamentos públicos.

Inspira Brasília

Caravana Cultural leva performances de hip-hop à Praça do Estudante, na Vila Nossa Senhora de Fátima | Fotos: Divulgação

Durante o fim de semana, a programação do Inspira Brasília segue diversificada. A iniciativa é do GDF, em parceria com a Câmara Legislativa (CLDF), a Federação das Indústrias de Brasília (Fibra), a Federação do Comércio do DF (Fecomércio), a Federação da Agricultura e Pecuária do DF (Fape) e o Sebrae-DF.

São vários eventos em diferentes endereços da capital, até o dia 10, como encontros, exposições, apresentações artísticas, palestras, workshops e painéis de discussão. O objetivo é criar conexões com turismo, tecnologia, gastronomia e design, arte e música, esporte e educação, estimulando a diversidade cultural e a colaboração entre os segmentos econômicos locais.

Um dos destaques é a exibição do espetáculo Naquela Estação, no Complexo Cultural de Planaltina. Com sessões às 20h no sábado (2) e no domingo (3), a peça narra a história de uma estação de trem perdida no tempo e dos passageiros na expectativa de que algo chegue. A trama tem histórias repletas de segredos e mistérios, encontros e desencontros.

Caravana Cultural

Planaltina também recebe, no domingo, a terceira edição da Caravana Cultural Nota 10 – evento que promove a inclusão e o legado da cultura hip-hop no Brasil. Shows musicais, dança e teatro vão agitar a Praça do Estudante, na Vila Nossa Senhora de Fátima. A entrada é franca.

As atrações, que terão início às 15h, contam com a participação da mestre cerimonialista e drag queen Raio Laser e dos grupos Subconsciente e Atitude Feminina, como representantes do rap local. A lista inclui ainda nomes do cenário nacional, como GOG, Osmair e Lio. No breakdance, também marcam presença FaB*Girl, Cypher Clan e B.boy Jackson.

Acessibilidade em Libras

Durante todo mês de março, uma ação organizada pelo grupo Mediato Conecta fará visitas em espaços culturais de Brasília guiadas e mediadas por intérpretes da Língua Brasileira de Sinais (Libras). Serão, ao todo, cinco encontros presenciais gratuitos, com limite de 20 vagas.

Durante as visitas, os participantes terão a oportunidade de conhecer e criar vínculos com os bens culturais que compõem o local a ser visitado, por meio de atividades mediadas. O objetivo é viabilizar o acesso de diferentes públicos aos equipamentos para despertar o gosto pela arte e cultura e promover experiências educativas sensíveis e inovadoras, entre outros benefícios.

O primeiro encontro será realizado neste sábado, com visita mediada à exposição , no Museu de Arte de Brasília (MAB). Para participar, basta comparecer ao local, a partir das 15h.

Oficina de animação

A Biblioteca Nacional de Brasília traz, neste sábado, programação especial com oficinas ensinando os princípios da animação para crianças com entre 8 e 12 anos. Não é necessário fazer inscrição: basta chegar e aproveitar o evento, marcado para começar às 10h.

A aula será ministrada, no espaço infantil da biblioteca (andar térreo), pela servidora Laura Teixeira Oliveira, formada em artes plásticas pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e técnica em restauro pela Fundação de Arte de Ouro Preto.

Exposições

Estes são os últimos dias para visitar, no Espaço Cultural Renato Russo, na 508 Sul, a exposição Metamorfoses: Fluxo entre Cores e Formas, do pintor costa-riquenho-alemão Osvaldo Orias. As obras, que trazem impressões sobre a paisagem brasileira e suas influências centro-americanas e europeias, estarão disponíveis na Galeria Rubem Valentim. Na Galeria Parangolé, por sua vez, a mostra Formas de Capturar o Tempo segue até o dia 24, com mais de 30 pinturas sobre a arquitetura de Brasília.

ARTeira – Especial Ilustração & Colagem é uma das atrações do Espaço Cultural Renato Russo, na 508 Sul

O espaço da 508 Sul também recebe, sábado e domingo, a peça Espelho Confessionário, de Deborah Varella. A trama apresenta uma reflexão sobre como realizar o nosso ideal de vida por meio dos caminhos que incluem o enfrentamento a uma sociedade preconceituosa e opressora.

Outra atração da 508 Sul é a feira criativa ARTeira – Especial Ilustração & Colagem. No sábado, o evento traz um mix de produtos e artes feitos por artistas da cidade que vão mostrar as mais inusitadas imagens do Quadradinho e do Brasil. As obras que estarão à venda levam a assinatura dos artistas locais. Além da feira, haverá uma oficina de colagem para adultos e crianças, contação de histórias e o Flash Day Tattoo.

Fonte: Agência Brasília

- PUBLICIDADE -

Continue Lendo

Comentários

- PUBLICIDADE -

Últimas Notícias

- PUBLICIDADE -