Um espaço para valorizar práticas exitosas promovidas por professores da rede pública de ensino fundamental e debater temas relevantes com especialistas convidados. Este é o “Fórum do Ensino Fundamental 2024: da alfabetização às adolescências”, promovido pela Secretaria de Educação, por meio da Subsecretaria de Educação Básica (Subeb), que começou nesta segunda (7), no auditório do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), e segue até quarta-feira (9)
Presente na abertura do evento, a secretária de Educação do Distrito Federal, Hélvia Paranaguá, disse que “muita atenção se dá ao ensino infantil e ao ensino médio, mas se o aluno tem alguma defasagem no ensino fundamental, isso impacta toda a sua vida acadêmica”.
Segundo Iêdes Braga, subsecretária de Educação Básica da SEEDF e organizadora do evento, os anos finais do ensino fundamental merecem atenção, pois um número significativo de estudantes chega a essa fase com defasagem de conhecimento. “O objetivo deste encontro é a troca de experiências exitosas, desenvolvidas nas nossas unidades escolares. No ensino fundamental, temos um grande desafio, pois muitos estudantes apresentam incompatibilidade de conhecimento nas séries em que se encontram”, comentou.
A organização do evento selecionou, por meio de edital, 20 relatos de práticas exitosas em escolas do ensino fundamental para compor um anuário oficial do Fórum, e 13 delas serão expostas ao longo do evento. Na abertura, foram apresentadas ações implantadas na Coordenação Regional de Ensino (CRE) de Santa Maria.
O encontro contou com a presença dos coordenadores das 14 Regionais de Ensino, gestores das escolas de ensino fundamental e representantes de parceiros da sociedade civil, como o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef).
“O fórum é muito importante para mostrarmos o que está acontecendo em cada regional. Os professores atuam em projetos incríveis e, muitas vezes, não têm como divulgá-los. Hoje, estamos aqui para conhecer as ideias exitosas praticadas em várias regionais. Essa troca é fundamental para o nosso crescimento”, disse Vinícius Bürgel, coordenador da Regional de Ensino de Ceilândia.
*Com informações da Secretaria de Educação
Fonte: Agência Brasília