O Governo do Distrito Federal (GDF) entregou o oitavo campo sintético no ano, na Quadra 50 do Setor Leste do Gama. A ação faz parte de um programa de reformar e construir mais estruturas desse tipo para a prática esportiva e de lazer pela população. Outros sete devem ser entregues ainda no primeiro semestre de 2023, totalizando 15 entregas em seis meses.
Com investimento de R$ 670 mil, o campo recebeu troca completa do gramado, pintura e reforma nas calçadas, arquibancadas e alambrados, além de instalação de muretas de proteção. A reforma do campo envolveu as secretarias de Esporte e Lazer (SEL), de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda (Sedet) e também a Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap). Antes desta inauguração, o GDF fez seis entregas no Guará e uma em Planaltina.
“Quando passei pela Secretaria de Esporte e Lazer, eu tinha um sonho de reformar 50 campos, mas era caro e não tínhamos recursos para isso. Mas, com uma equipe unida, conseguimos fazer esse trabalho, que agora está sendo executado em parceria com o RenovaDF e as secretarias de governo. Foi possível graças às parcerias e a um governo unido”, discursou a governadora em exercício Celina Leão. “Providenciamos o campo e também vamos fornecer material esportivo para a garotada jogar futebol aqui neste campo”, acrescentou.
Esse trabalho de cuidado com equipamentos públicos vai percorrer outros endereços do Gama, atendendo quadras poliesportivas, pontos de encontros comunitários, praças e calçadas. A recuperação de alambrados, pinturas de brinquedos ou aparelhos de ginástica e até construção de calçadas fazem parte dos serviços realizados pelos alunos do programa RenovaDF, da Sedet.
“É um privilégio voltar ao Gama e entregar oito quadras esportivas, mais esse campo sintético. Fomentamos o esporte porque, quanto mais elas estão envolvidas com a prática esportiva, menores as chances de se envolverem com a marginalidade”, destacou o secretário de Esporte e Lazer, Renato Junqueira.
Em dezembro do ano passado, o GDF atingiu a marca de 50 campos sintéticos reformados e entregues. Nos quatro primeiros anos do mandato da atual gestão, o governo investiu R$ 20 milhões nas obras de reconstrução e construção dos espaços esportivos, com recursos de emendas parlamentares e do Fundo de Apoio ao Esporte, que está sob o guarda-chuva da Secretaria de Esporte e Lazer.
Fonte: Agência Brasília