O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, e outras autoridades locais foram agraciados, nesta sexta-feira (20), com o selo Amigas e Amigos da Defensoria. Concedida pela Associação das Defensoras e Defensores Públicos do Distrito Federal (Adep-DF), a honraria reconhece pessoas que contribuem para o fortalecimento dos serviços essenciais da Defensoria Pública do Distrito Federal (DPDF).
Na solenidade, foram reconhecidos o governador do DF, o 1º vice-presidente do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT), Roberval Casemiro Belinati, e a secretária da Mulher, Giselle Ferreira, além do advogado Cleber Lopes de Oliveira e dos servidores públicos André Luiz Neiva Rizzo e Ricardo José Alves Portos.
“Temos buscado a valorização desse trabalho [da Defensoria Pública], que é de fundamental importância para a população do Distrito Federal. Então, todos os projetos que o Celestino Chupel [defensor público-geral do DF] me leva, busco apoiar”, afirmou Ibaneis Rocha. “Fico muito feliz e grato com esse selo. Enquanto eu estiver na vida pública e fora dela, continuarei defendendo a Defensoria Pública”, garantiu o governador.
O reconhecimento do governador e de outras autoridades do GDF é resultado dos projetos em parceria entre os órgãos. “Nós temos vários projetos em comum com o GDF. Posso citar, por exemplo, a Defensoria nas Escolas. Nós temos o evento da própria mulher, do Dia da Mulher, e um projeto também muito importante que é em relação aos atendimentos das pessoas em cumprimento de pena”, explicou o presidente da Adep-DF, Reinaldo Rossano.
“Temos um governador que valoriza a Defensoria Pública e que se preocupa com o social e com o trabalho daquelas pessoas que abraçam os mais simples e vulneráveis”
Celestino Chupel, defensor-público geral
O defensor público-geral Celestino Chupel lembrou que este GDF tem feito uma série de ações de valorização da categoria. “Temos um governador que valoriza a Defensoria Pública e que se preocupa com o social e com o trabalho daquelas pessoas que abraçam os mais simples e vulneráveis”, comentou.
Também condecorada com o selo, a secretária da Mulher, Giselle Ferreira, definiu que “a Defensoria Pública faz um papel primordial de cuidar das pessoas que mais precisam.”
Primeira edição
A primeira edição do selo destaca especificamente pessoas que contribuíram para a expansão dos serviços itinerantes da Defensoria Pública, que adquiriu três unidades móveis de atendimento. As carretas facilitam e ampliam o acesso da população às assistências oferecidas pelo órgão.
“Esse selo foi uma criação da nossa associação para homenagear aquelas autoridades, instituições e pessoas que contribuem com alguma vitória para a Defensoria Pública”, explicou o presidente da Adep-DF, Reinaldo Rossano. “Nesse caso, nessa primeira edição, nós estamos falando sobre a questão do atendimento itinerante, ou seja, aquelas pessoas que contribuíram para o nosso atendimento itinerante”, completou.
Fonte: Agência Brasília