Um grupo de servidores do Governo do Distrito Federal (GDF) viajou para uma missão técnica internacional em Medellín, na Colômbia. Entre os participantes, estão o administrador do Guará, Artur Nogueira, a gerente de Desenvolvimento Econômico da Administração Regional do Guará, Viviane Mello, e a secretária-executiva de Gestão Estratégica da Secretaria de Governo, Sueli Rodrigues de Sousa, além de integrantes do Conselho Permanente de Políticas Públicas e Gestão Governamental (CPPGG).
O convite foi feito pelo Sebrae, conforme edital do prêmio Sebrae Cidade Empreendedora, conquistado pela Administração do Guará. A missão começou neste domingo (17) e vai até sexta-feira (22). Durante esses dias, o grupo poderá observar as experiências exitosas de uma cidade e da região que sofreu transformações por meio de gestão de políticas públicas governamentais voltadas para o estímulo ao empreendedorismo, inovação e aos pequenos negócios.
“A experiência será enriquecedora, pois teremos uma visão do que os gestores públicos realizaram para alcançar o reconhecimento de cidade que sofreu transformações revolucionárias nos últimos anos”, afirma o administrador do Guará. “Nossa ideia é levar as melhores práticas para que o Guará seja cada vez mais referência em empreendedorismo.”
Case de sucesso
Medellín se tornou um case de urbanismo e evolução social, saindo do período dos anos 1990 como cidade mais violenta do mundo para, a partir de 2003, ser um local que se reinventou mantendo como foco a cultura e a valorização do turismo. Atualmente, Medellín tem vários projetos de integração, mobilidade social, acessibilidade, gestão econômica e de empreendedorismo e redução de pobreza, entre outros voltados para o desenvolvimento social.
Com as mudanças, investidores surgiram e continuam a acreditar no desenvolvimento sustentável econômico da cidade, mesmo com o narcotráfico a permeio dessa jornada de transformação empreendedora, resiliência e sucesso no cenário mundial.
Prêmio Cidade Empreendedora
A premiação do Sebrae-DF Cidade Empreendedora ocorreu em 11 de abril. O prêmio celebra as melhores práticas e reconhece o esforço dos administradores regionais e agentes de desenvolvimento territorial em impulsionar o crescimento econômico e social nas cidades.
O Guará conquistou o primeiro lugar geral e também foi vencedor em outras quatro categorias: Sustentabilidade e Meio Ambiente, Simplificação e Fomento ao Empreendedorismo, com Encantarte, Desenvolvimento Territorial e Empreendedor Jovem.
O Cidade Empreendedora é uma parceria com o Governo do Distrito Federal e tem por finalidade reconhecer o trabalho de administradores regionais e lideranças locais em favor dos empreendedores e pequenos empresários do Distrito Federal. O prêmio é firmado em eixos de atuação como gestão municipal, cooperativismo e crédito, inovação e sustentabilidade.
*Com informações da Administração do Guará
Fonte: Agência Brasília