Para maior celeridade no atendimento às demandas da população quanto à manutenção viária da região administrativa do Guará, equipes da Divisão de Obras da Administração Regional do Guará, atuaram por cerca de um mês no registro de cada buraco da cidade. O trabalho foi realizado por meio de vistoria em todas as ruas. Os 685 buracos identificados durante as ações foram lançados em uma ferramenta online e gratuita de localização, o Google Maps.
As informações reunidas em um ambiente virtual com fácil localização dos endereços possibilitam que as equipes de trabalho desenvolvam ações estratégicas pontuais e monitore a prestação dos serviços. “O mapeamento mune o nosso trabalho para que possamos ter tomada de decisão rápida e específica, promovendo mais agilidade no atendimento à demanda do morador”, afirma a administradora regional, Luciane Quintana. Com o auxílio do mapeamento, já foram atendidos 187 locais.
Para os atendimentos, a Administração Regional conta com o apoio da Companhia Urbanizadora Nova Capital – Novacap – no fornecimento de massa asfáltica para a realização de tapa-buraco e a parceria do programa GDF Presente sob a supervisão do Polo Central para a execução dos serviços e reforço do maquinário com a disponibilização de caminhões, ferramentas e mão de obra. No mês de maio, foram utilizadas cerca de 30 toneladas de massa asfáltica nas ações de manutenção viária com a operação tapa-buraco.
Ouvidoria
Além do mapeamento, os canais da Ouvidoria são ferramentas importantes no atendimento às demandas da população. Por meio da Ouvidoria, o morador pode solicitar os serviços do GDF de forma online ou presencial e ainda acompanhar o andamento da sua demanda. O registro pode ser feito pela central telefônica 162, via site www.ouv.df.gov.br, pelo aplicativo e-Cidades ou pessoalmente na Administração Regional, de segunda a sexta-feira das 8h às 12h ou das 14h às 18h.