O Hospital da Criança de Brasília José Alencar (HCB) concluiu, nesta terça-feira (2), a ativação completa da UTI Estrela-do-Mar, nova ala de terapia intensiva criada para garantir o atendimento de crianças no período de sazonalidade das doenças respiratórias.
A ativação da nova ala teve início em 23 de março, com cinco leitos; outros cinco foram inaugurados na terça. “Fizemos tudo que podíamos para abrir os leitos o mais rápido possível e atender as demandas da Secretaria de Saúde do DF. Isso traz mais benefícios, porque podemos receber, mais rápido, uma criança que estava na fila, precisando de atendimento”, explica a diretora de Práticas Assistenciais do HCB, Simone Prado.
A ativação foi progressiva: um leito foi disponibilizado em 20 de março; mais dois foram ativados no dia 1º de abril. Os últimos dois, que já começaram a receber pacientes na própria terça-feira, totalizaram os 10 leitos ativados. O HCB contratou 48 profissionais especializados no cuidado a crianças em estado crítico.
“A equipe do hospital é extremamente preparada. Nós temos uma equipe assistencial muito qualificada de médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, todos muito empenhados em prover a melhor assistência às nossas crianças”, afirma a diretora-executiva do HCB, Valdenize Tiziani. Além dos leitos de UTI (que, agora, totalizam 56), o hospital apoia Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), por meio de telemedicina, para auxiliar no atendimento pediátrico em situações críticas.
*Com informações do HCB
Fonte: Agência Brasília