Maria Francisca de Novais tem oito cachorros, sete deles resgatados pelas ruas de Águas Lindas, onde reside. Mesmo com as restrições impostas pelo salário de aposentada, Chica, como é conhecida, não deixa faltar nada para Mia, Nala, Flor, Linda, Pituca, Kiko, Jeu e Baby, os cães que cria. Há mais de três anos, os bichinhos são “pacientes” do Hospital Veterinário Público do Distrito Federal (HVEP). “Sou grata a todos os profissionais. Eles são muito atenciosos e o atendimento é excelente”, reconhece Chica.
“Sabemos que a demanda é bem maior que a oferta, mas temos nos esforçado para melhorar cada vez mais o atendimento. Já dobramos o número de senhas distribuídas, passando de 50 para 100 consultas diárias, mas queremos dobrar o número de atendimentos. O número de consultas deve chegar a 150, até o final do ano”Thúlio Moraes, secretário-geral do Instituto Brasília Ambiental, responsável pelo HVEP
As considerações positivas da aposentada é realidade para quase todas as pessoas que precisaram utilizar os serviços do HVEP no mês passado. Nada menos do que 95% dos donos de animais consideraram o atendimento bom ou ótimo, de acordo com o resultado da última pesquisa de satisfação sobre o atendimento no hospital em março.
O resultado chama a atenção. Afinal, somente em março foram realizados, gratuitamente, 8.409 atendimentos. Desse total, 1.056 foram de consultas, 904 de retornos, 5.016 exames laboratoriais e 1.433 exames de imagem. Desde abril de 2018, quando entrou em funcionamento, o Hospital Veterinário já atendeu cerca de 41.000 animais, entre cães e gatos.
Localizado no Parque Ecológico do Cortado, em Taguatinga, o HVEP é o único hospital veterinário público do DF. A unidade funciona diariamente, de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h. A triagem é feita às 7h30, e contempla 100 animais. Os casos de emergência têm preferência sobre os atendimentos de rotina. A grande demanda, no entanto, faz com que os tutores dos animais cheguem muito cedo para conseguir o atendimento, que é feito sempre no mesmo dia.
“Sabemos que a demanda é bem maior que a oferta, mas temos nos esforçado para melhorar cada vez mais o atendimento. Já dobramos o número de senhas distribuídas, passando de 50 para 100 consultas diárias, mas queremos dobrar o número de atendimentos. O número de consultas deve chegar a 150, até o final do ano”, explica Thúlio Moraes, secretário-geral do Instituto Brasília Ambiental, responsável pelo HVEP.
Qualidade
A qualidade na prestação dos serviços caminha junto com a ampliação da capacidade de atendimento, de acordo com o secretário-geral do Instituto Brasília ambiental. Por isso mesmo, o gestor e sua equipe desenvolvem um projeto-piloto para possibilitar o agendamento de consultas pela internet, serviço que ajudaria as pessoas que precisam madrugar no local para conseguirem uma consulta para seus pets.
“Talvez possamos reservar uma parte das vagas para esse tipo de marcação não presencial, mas o atendimento não seria exclusivo somente para quem marcou a consulta pela internet”, explica Thúlio Moraes.
O gestor também trabalha em outras frentes para garantir mais qualidade às pessoas que precisam do HVEP, como a melhoria do estacionamento local, atualmente bastante restrito. “A demanda é muito grande, mas estamos focados na melhoria dos serviços, trabalhando continuamente para ampliar o número de atendimentos e a qualidade dos serviços prestados”, argumenta o secretário.
Excelência
Para a diretora do Hospital Veterinário, Mayara Cauper, a satisfação com os serviços manifestada pelos donos de animais é a constatação da dedicação dos profissionais do HVEP. “Isso mostra a excelência dos serviços prestados. É gratificante vermos o reconhecimento de nosso trabalho”, disse Mayara.
O HVEP oferece serviços gratuitos de consultas, cirurgias, medicações, exames laboratoriais e de imagens, internação e outros tratamentos para cães e gatos. O corpo de profissionais é formado por 30 médicos veterinários e outros 30 colaboradores, entre auxiliares veterinários, recepcionistas e o pessoal de apoio.
Fonte: Agência Brasília