- PUBLICIDADE -
- PUBLICIDADE -
26.6 C
Distrito Federal
- PUBLICIDADE -

HRSM inicia discussões mensais sobre infecções relacionadas à assistência à saúde em UTI

O Hospital Regional de Santa Maria (HRSM) deu início a uma série de reuniões mensais dedicadas à discussão e combate às Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde (Iras) na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Adulto. O encontro reuniu profissionais de diversas áreas, nesta quarta-feira (26), e marcou o início de um esforço integrado para reduzir os índices de infecções hospitalares e promover uma assistência mais segura e eficiente aos pacientes.

A reunião contou com a participação de médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, farmacêuticos, infectologistas e membros do Núcleo de Controle de Infecção Hospitalar (NUCIH). O objetivo central foi analisar os dados recentes sobre a prevalência de Iras na UTI Adulto, identificar os principais desafios e traçar estratégias multidisciplinares para mitigar esses riscos.

Durante o encontro, foi destacada a importância da integração entre as diferentes equipes envolvidas no cuidado ao paciente | Foto: Divulgação/IgesDF

“As Iras são um desafio complexo que exige uma abordagem colaborativa. A comunicação efetiva e a atuação coordenada entre todos os profissionais são fundamentais para garantir a segurança do paciente e reduzir as taxas de infecção”, explica o infectologista do HRSM, Daniel Pompetti.

Durante o encontro, foi destacada a importância da integração entre as diferentes equipes envolvidas no cuidado ao paciente. Além disso, foram discutidas estratégias como educação continuada para as equipes, monitoramento constante dos indicadores de Iras, integração de processos e alinhamento entre as áreas assistenciais, além do engajamento de todos os profissionais na identificação e resolução de problemas.

“A UTI Adulto é um ambiente de alta complexidade, onde a vigilância e a prevenção de infecções devem ser priorizadas, dada a condição crítica dos pacientes. Durante a reunião, enfatizamos a importância de reforçar práticas essenciais, como a correta higienização das mãos, a adesão rigorosa aos checklists, a identificação de pontos de melhoria e a implementação de novas estratégias para a redução das Iras. Nosso objetivo é aprimorar continuamente a segurança e a qualidade da assistência prestada na unidade”, informa a chefe substituta do Nucih do HRSM, Aldyennes Carvalho.

Segundo ela, a reunião mensal sobre Iras na UTI Adulto do HRSM será um espaço permanente de diálogo e aprimoramento. A próxima edição está marcada para o dia 20 de março.

*Com informações do IgesDF

Fonte: Agência Brasília

- PUBLICIDADE -

Continue Lendo

Comentários

- PUBLICIDADE -

Últimas Notícias

- PUBLICIDADE -