- PUBLICIDADE -
- PUBLICIDADE -
26.6 C
Distrito Federal
- PUBLICIDADE -

HRSM tem aumento de 1.823% nos exames para dengue em fevereiro

Com a epidemia de dengue no Distrito Federal e o aumento expressivo de pacientes com sintomas da doença em busca de atendimento médico, o laboratório do Hospital Regional de Santa Maria (HRSM) teve um crescimento significativo na quantidade de exames realizados no último mês.

Somente em fevereiro, o  total foi de 16.113 hemogramas; no mesmo período de 2023, foram feitos, ao todo, 7.102 exames. Ou seja, 2024 teve um aumento de 126%, comparado ao mesmo período de 2023.

Em fevereiro deste ano, foram de 5.231 exames, enquanto no mesmo mês de 2023 foram apenas 272 | Fotos: Davidyson Damasceno/IgesDF

Quando os números são voltados para exames exclusivos para a detecção de dengue, o aumento é ainda mais expressivo. Em fevereiro deste ano, foram realizados 5.231 exames, enquanto no mesmo mês de 2023 foram apenas 272. Foi um aumento de 1.823%, comparado ao mesmo período de 2023.

O total de exames realizados em fevereiro de 2024 foi de 110.664, enquanto em fevereiro de 2023 foram 68.052 exames, um aumento de 62%. Tudo isso é possível graças aos equipamentos de última geração que o HRSM possui.

A chefe do laboratório do HRSM, Marlucy Mendes, destaca que esse números expressivos só são possíveis graças à modernidade dos aparelhos e ao comprometimento e empenho de toda a equipe neste momento de alta demanda.

Desde 30 de janeiro, o laboratório do HRSM está com horário de funcionamento estendido até as 22h, conforme o funcionamento das unidades básicas de saúde da região

Horário estendido

Desde 30 de janeiro, o laboratório do HRSM está com horário de funcionamento estendido até as 22h, conforme o funcionamento das unidades básicas de saúde (UBSs) da região. A ampliação é exclusiva para a realização de exames de dengue. Marlucy Mendes reitera que, devido à sazonalidade da dengue, os atendimentos do setor foram ampliados também para sábados, domingos e feriados.

“Aos fins de semana, atendemos de 7h às 22h pacientes egressos das UBSs e das tendas”, informa. Antes, o laboratório do HRSM funcionava de segunda a sexta, das 7h às 19h, e não era aberto para demandas externas nos finais de semana e feriados.

*Com informações do IgesDF

Fonte: Agência Brasília

- PUBLICIDADE -

Continue Lendo

Comentários

- PUBLICIDADE -

Últimas Notícias

- PUBLICIDADE -