A Companhia Energética de Brasília Iluminação Pública e Serviços (CEB Ipes) iniciou, na última semana, a substituição de 395 luminárias convencionais por LED na via L2 Norte e no Setor Bancário Sul. A mudança tem o objetivo de aumentar a visibilidade e, consequentemente, a sensação de segurança da população. O investimento é de cerca de R$ 750 mil, recurso proveniente de emenda parlamentar do deputado federal Rafael Prudente.
Na L2 Norte as melhorias já estão visíveis. A iluminação de todos os postes centrais da via está com a tecnologia LED. Para o presidente da CEB, Edison Garcia, a iluminação de qualidade beneficiará moradores e frequentadores da via, que possui uma quantidade significativa de escolas, hospitais, universidades e instituições religiosas.
“A CEB tem trabalhado para levar iluminação LED para todo o Distrito Federal, mas a nossa prioridade é garantir que esse recurso chegue em locais com grande movimentação de pessoas durante o período da noite, como o caso da L2 Norte”, explica.
Para Garcia, a iluminação pública de qualidade nesses lugares de grande circulação é um exercício de cidadania. “Com os locais iluminados, as pessoas se sentem seguras para voltar para casa, seja caminhando, seja de transporte público ou de veículo próprio. Além de aumentar a visibilidade dos motoristas de quem atravessa as ruas”.
“A Administração do Plano Piloto está trabalhando, em parceria com a CEB, para garantir e melhorar a segurança em todo o Plano Piloto, através da iluminação pública. O objetivo desta parceria é elevar a 100% a iluminação LED da cidade e ampliar essa rede, beneficiando a população do Plano Piloto e a comunidade do DF em geral”, disse o administrador do Plano Piloto, Valdemar Medeiros.
Modernização no Plano Piloto
Além do Setor Bancário Sul e da L2 Norte, a Ponte Honestino Guimarães e as quadras 210 Sul, 703, 705, 706, 707 e 708 Norte já foram beneficiadas pela eficientização. A 714 sul e a 715 norte também vão receber iluminação LED em breve.
*Com informações da CEB Ipes
Fonte: Agência Brasília