As obras de duplicação da via que conecta o Guará ao Núcleo Bandeirante avançaram mais uma etapa. Nesta semana, o Governo do Distrito Federal (GDF) liberou mais uma faixa para o tráfego de veículos. Com um investimento de R$ 10,1 milhões, o projeto inclui três quilômetros de ciclovia, além de calçadas e serviços de drenagem. Quando concluída, a pista dupla vai garantir mais fluidez no trânsito e segurança aos usuários.
Antes, o trecho operava em mão dupla, causando engarrafamentos em horários de pico. Agora, a circulação está mais fluida, mesmo com as obras em andamento. “O nosso intuito, com a liberação de mais uma faixa, foi dar um conforto aos motoristas na hora de pico. Mas ainda tem trabalho para ser feito ano que vem. Vamos continuar com a execução dos serviços de ciclovia, calçadas e drenagem”, detalhou o servidor da Secretaria de Obras e Infraestrutura e executor do contrato, Luiz Antônio Mundim.
Além da pavimentação, o projeto inclui a construção de uma nova ponte sobre o Córrego Vicente Pires, que está na fase de fundações. Esse também será um dos trabalhos prioritários para dar continuidade em 2025.
“A liberação da via já traz um grande alívio para o trânsito na região e seguimos acompanhando de perto o andamento das obras, que estão dentro do cronograma e avançando de forma significativa. Esse projeto é um marco importante para a mobilidade urbana, pois vai beneficiar tanto os moradores do Guará quanto todos os motoristas que utilizam essa rota diariamente”, afirmou o administrador do Guará, Artur Nogueira.
A massoterapeuta Joselinda Maria Atanásio, 50 anos, utiliza a via diariamente entre Arniqueira e o Guará. Para ela, a liberação já fez diferença na rotina de ir ao trabalho. “Eu estou gostando bastante de como está ficando, acho que agora vai ter mais segurança pelo fato de terem duas vias, além de um balão. Quando tudo estiver pronto, acredito que vai melhorar ainda mais”, defendeu Joselinda.
A segurança também foi reforçada com a instalação de 82 luminárias de LED no trecho da duplicação. O investimento de R$ 422.598,81 por parte da Companhia Energética de Brasília (CEB) tem o objetivo de melhorar a visibilidade e gerar economia de energia.
A nova pista tem 1,2 km de extensão e está localizada entre a Avenida Contorno, no Guará II, e a interseção com a DF-079, na altura da Quadra 3 do Park Way. Ao final, a via facilitará o tráfego para quem precisa frequentar as regiões do Guará, Águas Claras, Arniqueira, Setor Habitacional Bernardo Sayão e Núcleo Bandeirante.
De acordo com o secretário de Obras e Infraestrutura, Valter Casimiro, o projeto é considerado estratégico para a mobilidade no Distrito Federal: “Essa obra é fundamental para melhorar a mobilidade urbana e garantir mais segurança e conforto para os motoristas e pedestres que utilizam a rota diariamente. Estamos comprometidos em entregar uma infraestrutura de qualidade, que atenda às demandas da população, proporcionando mais qualidade de vida para todos.”
Fonte: Agência Brasília