Mais três unidades básicas de saúde (UBSs) terão horário ampliado para atender pessoas com sintomas de dengue. São as UBSs 7 do Gama, e 2 e 5 de Taguatinga, que funcionarão todos os dias, das 7h às 19h. A extensão do acolhimento foi anunciada na manhã deste sábado (27) durante o 3º Dia D de Combate à Dengue que integrou a 18ª edição do GDF Mais Perto do Cidadão, no Recanto das Emas.
Ao todo, o Distrito Federal conta com 176 unidades básicas de saúde voltadas para o atendimento de casos de dengue
“Temos casos, mas nós estamos dando resposta. Do ponto de vista assistencial, ampliamos o acesso. Mais três unidades básica de saúde têm horário ampliado. Isso é muito importante, porque o número de casos aumenta hoje, diminui amanhã e volta a aumentar depois, por isso temos que ter celeridade e ter uma equipe unida, cuidando de toda essa demanda que é urgente”, afirmou a secretária de Saúde, Lucilene Florêncio.
A orientação para quem tiver febre alta (acima de 38ºC), dores no corpo, nas articulações, atrás dos olhos, mal-estar, falta de apetite, cefaleias e manchas vermelhas pelo corpo, é procurar a UBS mais próxima. Na unidade, o paciente terá acesso ao teste rápido, a hidratação venosa e o acompanhamento médico.
Ao todo, o Distrito Federal conta com 176 unidades básicas de saúde voltadas para o atendimento de casos de dengue. Periodicamente, o governo estende o atendimento dos postos a depender da demanda das Regiões Administrativas. Atualmente, são 52 UBSs funcionando aos sábados e outras cinco com abertura todos os dias.
Também é possível ser atendido em uma das nove tendas montadas em Ceilândia, Sol Nascente/Pôr do Sol, Samambaia, Sobradinho, São Sebastião, Estrutural, Recanto das Emas, Brazlândia e Santa Maria, ou nas carretas da dengue no Sol Nascente/Pôr do Sol e no Recanto das Emas.
Unidades básicas com atendimento ampliado
Funcionamento: todos os dias, das 7h às 19h
UBS 7 do Gama (Setor Central)
UBS 2 de Taguatinga (Praça do Bicalho)
UBS 5 de Taguatinga (Setor D Sul – Avenida Samdu Sul)
Fonte: Agência Brasília