O mês de março marcou o lançamento do Manual de Assistência dos Centros de Atenção Psicossocial (Caps) pela Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF). O documento apresenta diretrizes e orientações participativas para elevar a qualidade da assistência em saúde mental e unificar os serviços na área. O documento está disponível no site da pasta e no Sistema Eletrônico de Informações (SEI).
Gestores e servidores de saúde mental colaboraram com a construção do manual. Os profissionais buscaram assegurar uma abordagem participativa e a representação das práticas diárias dentro dos centros psicossociais. “Essa participação ativa garante que o documento seja relevante e aplicável à realidade cotidiana de quem está na ponta, resultando em uma prática mais eficiente e humanizada”, avalia a diretora de Serviços da Saúde Mental, Fernanda Falcomer.
A expectativa, segundo ela, é que as diretrizes e orientações contidas no manual alcancem todos os profissionais envolvidos, fortalecendo a rede de assistência psicossocial e beneficiando diretamente os pacientes.
A gerente da unidade da Asa Norte, Maírla Castro, afirma que foi um trabalho feito por muitos. “Todas as equipes puderam refletir sobre os processos de trabalho. O trabalho de um centro psicossocial é extremamente desafiador e complexo. Sempre apaixonante, mas muito singular”, diz.
Fonte: Agência Brasília