Uma das estratégias de combate ao crime no Distrito Federal foi destaque no I Curso de Policiamento Comunitário Aplicado Nível Multiplicador, promovido pela Polícia Militar de Sergipe (PMSE). A apresentação da metodologia Prevenção do Crime pelo Planejamento Ambiental (CPTED) reuniu 130 participantes, entre alunos do curso, sargentos em formação e oficiais superiores da corporação.
Entre os métodos CPTED estão a vigilância natural, o cuidado com as áreas urbanas e rurais e o fomento da apropriação dos espaços públicos por comportamentos pró-sociais. Tudo isso tem, comprovadamente, contribuído mundo afora para a redução de eventos criminais e da sensação de insegurança, ou medo do crime, em zonas urbanas e rurais.
“O reconhecimento do trabalho desenvolvido no Distrito Federal, especialmente no que diz respeito à prevenção criminal por meio do planejamento urbano, demonstra a eficácia das estratégias adotadas”
Sandro Avelar, secretário de Segurança Pública
O secretário de Segurança Pública do DF, Sandro Avelar, ressaltou a parceria e reconhecimento de outras unidades da Federação. “A cooperação entre as unidades da Federação é fundamental para o fortalecimento das políticas de segurança pública em todo o país. O reconhecimento do trabalho desenvolvido no Distrito Federal, especialmente no que diz respeito à prevenção criminal por meio do planejamento urbano, demonstra a eficácia das estratégias adotadas. A parceria com outros estados, como Sergipe, reforça o compromisso do DF com a inovação, a integração e a disseminação de boas práticas baseadas em evidências.”
A capacitação foi conduzida pelo coordenador de Monitoramento e Avaliação de Políticas Públicas da Secretaria de Segurança Pública do DF (SSP-DF), tenente-coronel da Polícia Militar do DF (PMDF), Isângelo Senna. Ele apresentou a experiência brasiliense na aplicação da metodologia, pioneira no país, destacando o papel do urbanismo, da ciência comportamental e da articulação interinstitucional na construção de cidades mais seguras.
Isângelo Senna ressaltou a importância do trabalho conjunto entre forças de segurança, organizações e agências civis para a redução de crimes | Fotos: Divulgação/SSP-DF
“A CPTED contribui com a materialização do conceito de segurança integral ao possibilitar que a comunidade, as forças de segurança e as demais instituições, organizações e agências civis trabalhem juntas para a redução dos crimes e da sensação de insegurança no DF. Poder compartilhar esse conhecimento com outros estados é também uma forma de trocar experiências e trazer, também, o que tem sido feito em outros estados”, afirma Senna.
Para o tenente-coronel Jailson Santos de Araújo, coordenador estadual de Polícia Comunitária da PMSE, o seminário levou novas possibilidades sobre como os espaços urbanos podem ser utilizados para melhorar a segurança pública. “A iniciativa faz parte da formação de multiplicadores em policiamento comunitário em Sergipe e representa um passo importante para a disseminação de práticas baseadas em evidências. A presença de especialistas da SSP-DF reforça o compromisso da PMSE com metodologias eficazes de prevenção e integração com a população”.
Já a Major Jussara Rosário, oficial adjunta da Coordenadoria Estadual do Policiamento Comunitário, falou sobre a importância da integração entre as unidades da Federação: “A vinda de especialistas como o tenente-coronel Isângelo nos possibilita integrar metodologias eficazes testadas em outras regiões do país, o que eleva significativamente a qualidade do trabalho da nossa corporação.”
*Com informações da SSP-DF
Fonte: Agência Brasília