Home Distrito Federal Militares são treinados para aplicação de inseticida intradomiciliar contra o Aedes aegypti

Militares são treinados para aplicação de inseticida intradomiciliar contra o Aedes aegypti

0
Militares são treinados para aplicação de inseticida intradomiciliar contra o Aedes aegypti

Sessenta militares do Exército Brasileiro foram treinados nesta terça-feira (2) para o manejo do sistema aero system, que irá aplicar um inseticida intradomiciliar. As primeiras ações estão previstas para esta quarta-feira (3), no Setor O, em Ceilândia.

Diferentemente do fumacê, o novo método é disparado dentro das residências, permitindo que formas adultas do mosquito transmissor da dengue, Aedes aegypti, sejam eliminadas.

Com ação iniciada em Ceilândia e que terá continuidade em outras regiões administrativas, a estimativa é que cada militar realize a aplicação do inseticida em 60 a 80 imóveis por dia | Foto: Alexandre Álvares/Agência Saúde-DF

O sistema é composto por um tanque de inox com capacidade útil de quatro litros e uma mangueira de transferência. Os operadores não precisam realizar a dosagem ou regulagem, evitando possíveis erros e o manuseio com os produtos. O equipamento proporciona pressão e vazão constantes em aplicações homogêneas e precisas.

A estimativa é que cada militar realize a aplicação do inseticida em um número de 60 a 80 imóveis por dia. Os militares serão acompanhados por agentes de Vigilância Ambiental em Saúde (Avas) durante o trajeto.

O subsecretário de Vigilância Sanitária, Fabiano dos Anjos, destacou que o trabalho conjunto com o Exército permitirá diminuir os casos nas regiões mais críticas. “Este trabalho é importante para a Secretaria de Saúde (SES-DF) e fundamental para toda a população, porque estaremos salvando vidas, evitando óbitos e hospitalizações”, completou.

Os novos sistemas têm menor impacto ambiental, evitam o descarte de material, permitem mais segurança para o aplicador, sendo simples de usar, e não afetam a vida silvestre.

Procedimento

Os militares e os Avas irão passar nas residências e instruir os moradores sobre os procedimentos corretos para a utilização do aero system. Por ser um inseticida, é necessário que residentes e animais de estimação saiam dos imóveis, podendo retornar 30 minutos após a aplicação.

É preciso, ainda, que durante a aplicação roupas e objetos de uso comum estejam cobertos ou protegidos. Os fogões devem ser desligados e o gás, fechado. Nenhum interruptor pode estar ou ser aceso.

*Com informações da Secretaria de Saúde

Fonte: Agência Brasília