- PUBLICIDADE -
13.6 C
Distrito Federal
- PUBLICIDADE -

Mina abastece obra do túnel com cerca de 45 mil litros de água por dia

O cenário da construção do Túnel de Taguatinga pode parecer hostil para quem não frequenta canteiros de obra. Maquinário pesado, muita poeira, barulho constante… A paisagem é inóspita. Mas ali no trecho mais próximo à Avenida Samdu, a natureza deu um jeito de se fazer presente com toda sua leveza.

Durante a escavação do Túnel 1, por onde os carros vão trafegar no sentido Brasília–Ceilândia, os operários descobriram uma mina subterrânea de água. A nascente percorre as fases 2 e 3 da passagem – caminho que vai mais ou menos do meio da construção até o seu desemboque.

O esforço para preservar a mina intacta é constante. O piso está sendo construído, aos poucos, por cima da nascente | Fotos: Lúcio Bernardo Jr./Agência Brasília

“Abrimos uma vala para escoar a água e reaproveitá-la na obra”, comenta José Alfredo Aguiar, um dos engenheiros civis responsáveis pela construção do Túnel de Taguatinga. “A produção da mina é suficiente para encher de quatro a cinco caminhões-pipa por dia – cada um deles com volume total de 9 mil litros”, informa.

Se a coleta é maior do que o consumo da obra, a água é devolvida para a natureza. “Mandamos uma amostra da água para o laboratório e constatamos que ela é limpa”, garante o engenheiro civil fiscal da obra, Antônio Carlos Ribeiro Silva.

“Então, despejamos no Córrego do Cortado o que não conseguimos usar na construção”, garante.

A produção da mina é suficiente para encher de 40 a 45 mil litros de água limpa por dia; o que não é utilizado na obra é despejado no Córrego do Cortado

O esforço para preservar a mina intacta é constante. O piso está sendo construído, aos poucos, por cima da nascente. “Vamos disciplinando o curso da água com a ajuda das valas e, aos poucos, conquistamos terreno”, afirma Antônio Carlos. “A mina continuará correndo por baixo da laje de fundo.”

Mina abastece obra do Túnel de Taguatinga 45 mil litros por dia

Fonte: Agência Brasília

- PUBLICIDADE -

Continue Lendo

Comentários

- PUBLICIDADE -

Últimas Notícias

- PUBLICIDADE -