Na semana de aniversário da Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap), trabalhadores e a população do Distrito Federal receberam um presente na manhã desta sexta-feira (20): a inauguração da nova fábrica de artefatos de concreto. Com um investimento de aproximadamente R$ 800 mil, a fábrica foi totalmente modernizada para ampliar sua capacidade de produção de bloquetes e meios-fios.
“Estamos aqui concretizando um sonho, inaugurando o núcleo de produção de artefatos no pátio da Novacap. Com isso, aumentaremos a produção, reduziremos custos e atenderemos à demanda da empresa. Tudo isso faz parte do nosso esforço para reintroduzir a Novacap como a melhor empresa de obras públicas de infraestrutura urbana do país”
Fernando Leite, diretor-presidente da Novacap
A nova estrutura da fábrica conta com equipamentos reformulados e permite um aumento significativo na produção. Segundo Ramon Castro, assessor da Divisão de Conservação e Reparos da companhia, “essa modernização visa melhorar a qualidade de vida da cidade e responder às demandas urbanas de forma mais eficiente”. A expectativa é que, em até 12 meses, a fábrica equalize a curva de atendimento tanto das demandas represadas quanto das diárias.
Com a capacidade de produção aumentada, a fábrica pode produzir até 6 mil blocos de 10 cm, 4 mil blocos de 15 cm e 3 mil blocos de 20 cm em um único dia de trabalho. Além disso, a produção diária de bloquetes de pavimentação poderá chegar a 200 m². Segundo a Novacap, eles são fundamentais em áreas onde o uso de asfalto é inviável, como zonas de proteção ambiental e regiões próximas a córregos, devido ao custo mais baixo e à rapidez na instalação.
Pedro Isaac, chefe da Divisão de Conservação e Reparos (Dicor) da companhia, ressalta o impacto da modernização: “Hoje a gente produz artesanalmente, então ficou obsoleto esse método de produção. Com o maquinário novo, aumentaremos a produção em mais de 600%. O que produzimos em um mês, produziremos em um dia. A demanda que levaria 10 anos para ser atendida, em 2 anos, recuperaremos o tempo perdido”.
Impacto social
A fábrica também tem um impacto social relevante, empregando 30 funcionários do sistema prisional, responsáveis pela fabricação de meio-fios, bloquetes, bancos para praças e tampas de bueiros. A produção, que estava paralisada devido ao desgaste dos antigos equipamentos, será retomada em larga escala, permitindo um atendimento mais ágil às necessidades da cidade.
“Estamos aqui concretizando um sonho, inaugurando o núcleo de produção de artefatos no pátio da Novacap. Com isso, aumentaremos a produção, reduziremos custos e atenderemos à demanda da empresa. Tudo isso faz parte do nosso esforço para reintroduzir a Novacap como a melhor empresa de obras públicas de infraestrutura urbana do país”, disse o diretor-presidente da Novacap, Fernando Leite.
Com a nova fábrica entrando em operação a partir dos próximos dias, a Novacap já planeja um plano de ação para atender todas as áreas do Distrito Federal, aproveitando a capacidade ampliada e os novos métodos industriais.
*Com informações da Novacap
Fonte: Agência Brasília